Desde julho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) investe na renovação do parque tecnológico da rede hospitalar. A mais recente unidade a receber melhorias foi o Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, que ganhou dois novos servidores e um storage (sistema de armazenamento). Os equipamentos prometem aumentar a eficiência dos profissionais e aprimorar a experiência dos pacientes.
“A nova estrutura garante mais agilidade no atendimento, proteção das informações e integração entre setores, além de atender às exigências legais de proteção de dados. Com isso, médicos, enfermeiros e equipes de apoio terão acesso rápido e seguro para o cuidado do paciente”, destacou a diretora, Maria Cristina Subtil.
Com a atualização, o hospital avança na modernização e na qualificação dos serviços. Os dispositivos permitem o armazenamento e gerenciamento centralizado e reforçado de dados, incluindo prontuários eletrônicos, exames, laudos e informações administrativas.
Além das novas máquinas, foi realizada a instalação e a expansão da rede sem fio, com pontos de acesso adicionais estrategicamente posicionados para eliminar áreas sem cobertura. Agora, o sinal estável garante o uso adequado de aplicativos e chamadas, tanto em atividades operacionais quanto em situações de comunicação pessoal, quando necessário.
O Estado investiu mais de R$ 2,8 milhões para equipar as instituições catarinenses com as tecnologias. Entre as unidades já contempladas estão o Hospital Regional de São José, o Instituto de Cardiologia, o Hospital Infantil Joana de Gusmão e o Hospital Governador Celso Ramos, localizados na Grande Florianópolis. O próximo a receber os dispositivos será o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville.