Expolages volta com tudo em 2022

Por Luiz Del Moura

A Expolages é um evento inovador, com uma programação diversificada, tanto da indústria e comércio, quanto da pecuária. O evento está programado para acontecer entre os dias 11 e 16 de outubro, no Parque de Exposições Conta Dinheiro. A pandemia impediu a realização da Feira nos últimos dois anos. Porém, o presidente da Associação e Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona, ressalta que o período pandêmico não foi fácil, mas acredita que será um grande desafio poder voltar a fazer o evento presencialmente.

Pamplona lembra o fato da necessidade da restrição de público em eventos e a não realização da Expolages. No entanto, a entidade conseguiu se reinventar e fazer leilões de negócios com animais de várias categorias de forma virtual, como touros ou novilhas de alto padrão genético. “A virtualidade resolveu o problema da comercialização favorecendo os pecuaristas. Porém, a parte de seleção de julgamentos, e a parte da morfologia ficaram sem ser realizadas”, disse.

Retomada dos julgamentos

O retorno da Expolages gerou certa expectativa em meio aos produtores. Conforme Pamplona, todos estão ansiosos em preparar seus animais e trazê-los para mostra na exposição; para os julgamentos. Um exemplo disso foi uma exposição de ovinos realizada no final do ano passado, quando reuniu mais de 600 animais no Parque. E, existe a perspectiva de que se realize a mesma exposição, com o mesmo número de ovinos junto à Expolages. “No geral, o evento deste ano tem tudo para ficar marcado na história como uma das grandes exposições agropecuárias realizada pela Associação Rural de Lages”, afirma.

Por outro lado, quanto à indústria e o comércio já houve tratativas com a ACIL, e está sendo trabalhada a adequação de toda a logística para os segmentos estarem novamente juntos, incluindo as máquinas e os implementos, e com a forte presença dos animais.  “Tudo isso está sendo pensado, planejado com tempo para que a gente possa ter uma grande Expolages este ano de 2022”, explicita Márcio.

Vale ressaltar, a grande e expectativa de também trazer de volta o público, para que ele possa prestigiar a exposição de forma geral, e apreciar a qualidade genética do rebanho, com apresentação do resultado do trabalho de produtores rurais, não só da região serrana, mas também de todo Estado de Santa Catarina. “A diretoria da Associação Rural de Lages está muito otimista, com a oportunidade de realizar novamente a Expolages com todos os atrativos, e com novidades ainda a serem apresentadas”, conclui Pamplona.

Fotos: Expolages/Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

11 − 3 =