Projeto de educação ambiental reúne 40 estudantes do Sistema Municipal de Educação com aulas teóricas e práticas sobre conservação, fauna, flora e primeiros socorros no Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto
A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos, retomou o Projeto Guarda Mirim Ambiental neste semestre, suspenso desde o período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A iniciativa forma crianças do Sistema Municipal de Educação, com idades entre dez e 12 anos, em temas voltados à preservação ambiental e cidadania.
Desta etapa, participam 40 alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Professor Eduardo Pedro Amaral e Professor Pedro Cândido, localizadas nos bairros São Francisco e Boqueirão, respectivamente. As aulas ocorrem nas próprias unidades de ensino e também no Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul), unidade de conservação de Lages.
O curso tem duração de seis meses, com aulas teóricas e práticas até dezembro deste ano. Os estudantes aprendem sobre fauna e flora do Parque, cuidados em ambientes naturais, recursos naturais, primeiros socorros e educação ambiental. Dentro do Parnamul são realizadas atividades práticas e trilhas ecológicas nas rotas Xaxim e Bugio, por exemplo. Além de visitas externas ao Quartel da Polícia Militar Ambiental.
Em 2025, a compra dos uniformes e materiais escolares foi viabilizada com recursos financeiros públicos provenientes da conversão de multas aplicadas pela Polícia Militar Ambiental, destinados ao projeto como incentivo às ações de preservação.
A iniciativa atende a uma solicitação da prefeita Carmen Zanotto. “Atendendo ao pedido da prefeita Carmen Zanotto, estamos fortalecendo a educação ambiental em parceria entre as secretarias de Serviços Públicos e Educação, promovendo conhecimento e consciência ecológica desde cedo”, relembra o secretário de Serviços Públicos, Jean Corbellini.
A estudante Sophia Sviercowski Kochinski, 11 anos, da Emeb Professor Pedro Cândido, contou sobre a experiência no Parque. “Gostei muito da trilha que fizemos com os amigos. Também adorei a aula com a serpente Aurora, que conhecemos na semana passada. Consegui tocar nela, tive um pouco de medo, mas foi muito legal. O Parque é bem bonito e bem conservado.”
União entre as instituições. “A parceria com a Prefeitura de Lages é fundamental para unir esforços e despertar nas crianças o senso de responsabilidade e respeito pelo meio ambiente”, analisa o capitão da Polícia Militar Ambiental, Jardel da Silva.
A Secretaria de Serviços Públicos coordena as atividades do projeto, com o apoio da Polícia Militar Ambiental de Lages e da Secretaria de Educação. Duas novas turmas estão previstas para o próximo ano.
Texto: Allan Borges
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho