Guarda Mirim Ambiental retoma atividades com entrega de uniformes no Parque Natural Municipal

Por Luiz Del Moura

Projeto de educação ambiental reúne 40 estudantes do Sistema Municipal de Educação com aulas teóricas e práticas sobre conservação, fauna, flora e primeiros socorros no Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto

Nesta terça-feira (7 de outubro) foram entregues a alunos os uniformes do Projeto Guarda Mirim Ambiental, compostos por camisetas e bonés. O ato de entrega ocorreu no Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul) e marcou oficialmente a retomada das atividades do projeto neste segundo semestre de 2025.

A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos, retomou o Projeto Guarda Mirim Ambiental neste semestre, suspenso desde o período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A iniciativa forma crianças do Sistema Municipal de Educação, com idades entre dez e 12 anos, em temas voltados à preservação ambiental e cidadania.

Desta etapa, participam 40 alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Professor Eduardo Pedro Amaral e Professor Pedro Cândido, localizadas nos bairros São Francisco e Boqueirão, respectivamente. As aulas ocorrem nas próprias unidades de ensino e também no Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul), unidade de conservação de Lages.

O curso tem duração de seis meses, com aulas teóricas e práticas até dezembro deste ano. Os estudantes aprendem sobre fauna e flora do Parque, cuidados em ambientes naturais, recursos naturais, primeiros socorros e educação ambiental. Dentro do Parnamul são realizadas atividades práticas e trilhas ecológicas nas rotas Xaxim e Bugio, por exemplo. Além de visitas externas ao Quartel da Polícia Militar Ambiental.

Em 2025, a compra dos uniformes e materiais escolares foi viabilizada com recursos financeiros públicos provenientes da conversão de multas aplicadas pela Polícia Militar Ambiental, destinados ao projeto como incentivo às ações de preservação.

A iniciativa atende a uma solicitação da prefeita Carmen Zanotto. “Atendendo ao pedido da prefeita Carmen Zanotto, estamos fortalecendo a educação ambiental em parceria entre as secretarias de Serviços Públicos e Educação, promovendo conhecimento e consciência ecológica desde cedo”, relembra o secretário de Serviços Públicos, Jean Corbellini.

A estudante Sophia Sviercowski Kochinski, 11 anos, da Emeb Professor Pedro Cândido, contou sobre a experiência no Parque. “Gostei muito da trilha que fizemos com os amigos. Também adorei a aula com a serpente Aurora, que conhecemos na semana passada. Consegui tocar nela, tive um pouco de medo, mas foi muito legal. O Parque é bem bonito e bem conservado.”

União entre as instituições. “A parceria com a Prefeitura de Lages é fundamental para unir esforços e despertar nas crianças o senso de responsabilidade e respeito pelo meio ambiente”, analisa o capitão da Polícia Militar Ambiental, Jardel da Silva.

A Secretaria de Serviços Públicos coordena as atividades do projeto, com o apoio da Polícia Militar Ambiental de Lages e da Secretaria de Educação. Duas novas turmas estão previstas para o próximo ano.

Texto: Allan Borges

Fotos: Marcos Heitor de Carvalho

Leia também

Deixe um comentário