Cisama assume coleta de lixo reciclável em Lages

Por Luiz Del Moura

O Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama) passou a ser o responsável pelo serviço de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos em Lages. A oficialização ocorreu na tarde desta sexta-feira (31), com a entrega das chaves de três caminhões baú no pátio da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), no bairro Popular.

Os veículos, modelo Agrale, têm capacidade para transportar até 4.200 quilos de carga e foram adquiridos com recursos próprios da Semasa. As chaves foram entregues pela diretora-presidente da autarquia, Paula Cristina Pinheiro Granzotto, ao diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori, e ao diretor executivo da Amures, Walter Manfroi.

O novo modelo de operação entra em vigor a partir de segunda-feira, 3 de novembro. Segundo Paula Granzotto, o convênio entre a Semasa e o Cisama prevê o repasse dos caminhões ao consórcio, que ficará responsável por disponibilizar motoristas, coletores e executar as rotas. “Firmamos um convênio com o Cisama e repassamos os caminhões. O consórcio vai operar o serviço, enquanto a Semasa fará o acompanhamento técnico e financeiro”, explicou.

Esse formato de cooperação já é adotado pelo Cisama em municípios como Bocaina do Sul, Capão Alto e Cerro Negro.

Atualmente, a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lages (Cooperlages) é responsável pela triagem dos resíduos. O novo arranjo mantém essa função com a cooperativa, enquanto a coleta e o transporte até o ponto de triagem passam a ser executados pelo Cisama. Pelos serviços prestados, o consórcio receberá um repasse mensal da Semasa.

Em Lages, são recolhidas cerca de três mil toneladas de lixo reciclável por mês, mas apenas 0,56% do total é efetivamente reciclado. A baixa taxa é atribuída, principalmente, à falta de separação adequada dos resíduos na origem e à irregularidade da coleta.

“A expectativa com a atuação do Cisama é melhorar o índice de reciclagem, especialmente com mais regularidade na coleta”, afirmou Paula Granzotto.

Texto/fotos: Onéris Lopes

Assessoria de Comunicação Amures

Leia também

Deixe um comentário