Em Lages, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca incentiva e orienta os agricultores interessados e dispõe de escritório com técnicos e extensionistas rurais
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, da Prefeitura de Lages, Pedro Donizete de Souza, juntamente com o diretor administrativo, Petrônio Chaves Burger, participou do IV Seminário Regional Sobre Pequenos Frutos, realizado em São Joaquim, na quarta-feira (5 de novembro), no Centro de Eventos Paroquial.
Com participação de cerca de 200 pessoas, a maioria de produtores rurais da Serra Catarinense e de municípios vizinhos como Curitibanos, Videira e São José dos Ausentes-RS, o evento reuniu técnicos da Epagri e secretários municipais de Agricultura de vários municípios.
A organização foi da Epagri, regional de São Joaquim, com apoio da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, do Centro Agrovetérinário da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Embrapa.
O Seminário desenvolveu-se em dois painéis: Framboesa, Amora e Mirtilo (1) e Morango (2). As palestras, proferidas por pessoal técnico da Epagri e Embrapa, assim como de empresas privadas e por empreendedores rurais, versaram sobre: novas cultivares de mirtilo e framboesa; desafios no cultivo orgânico; evolução de programa de melhoramento e perspectivas futuras no cultivo de amora-preta; oportunidades de mercado para pequenos frutos; produção de mudas de morango; cultivo biológico de morango (uma alternativa entre o cultivo convencional e o orgânico); cultivo semi-hidropônico de morangos (com utilização de substratos e soluções nutritivas).
“A produção de pequenos frutos, no município de Lages e na região da Serra Catarinense, é, sem dúvida, uma boa alternativa para os produtores rurais. Mas, para o sucesso desses cultivos, assim como para qualquer outra atividade produtiva, precisa-se de conhecimento técnico especializado, além da boa vontade e dos investimentos”, avalia o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizete de Souza.
Para isso, os produtores rurais podem contar com o apoio de equipe técnica da Epagri, bem como de outros centros de pesquisa, a exemplo do Centro Agroveterinário da Udesc. “Em Lages, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca busca incentivar e orientar os agricultores interessados e dispõe de escritório com técnicos e extensionistas rurais”, conclui Pedro Donizete.
Texto e fotos: Iran Rosa de Moraes