No dia do aniversário de 259 anos de Lages haverá uma tarde dedicada a atendimentos médicos, vacinação, verificação de sinais vitais, testes rápidos, serviços odontológicos e ofertas de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics)
Além de fazer parte das comemorações do aniversário da cidade, a iniciativa contempla o calendário de ações voltadas à saúde do homem, com a campanha Novembro + Azul, e objetiva facilitar o acesso da comunidade a diversos serviços em um único local. Durante a ação, serão oferecidos atendimentos médicos, vacinação, verificação de sinais vitais, testes rápidos, serviços odontológicos e a oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics).
A Secretária de Saúde, Susana Zen, destaca o propósito da iniciativa. “Queremos que a população aproveite esse espaço para cuidar da sua saúde de forma simples e acolhedora. Todas as famílias, trabalhadores do comércio e quem estiver circulando pelo Centro estão convidados a participar, tirar dúvidas, atualizar a carteira de vacinação e fazer seus exames. Será uma tarde de atenção, cuidado e proximidade com a comunidade”, conta.
Esse tipo de ação descentralizada é extremamente importante para ampliar o acesso da população aos serviços essenciais, especialmente em períodos de grande movimento na região central. “A prefeita Carmen Zanotto sempre nos lembra que o cuidado precisa ir ao encontro das pessoas e é isso que buscamos com ações como esta”, reitera a secretária.
Câncer de Próstata no Brasil
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o triênio 2023-2025 são esperados 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano no Brasil. A doença é o segundo tipo de câncer mais incidente entre os homens, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma, e representa importante causa de óbito na população masculina. A idade é um dos principais fatores de risco: aproximadamente 75% dos diagnósticos ocorrem em homens com 65 anos ou mais.
O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem altas taxas de cura e pode ser tratado de forma eficaz, o que torna o diagnóstico precoce uma ferramenta fundamental na luta contra a doença.
Texto e foto: Silvana Mateus, com informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional