“Não é um teatro, uma simples encenação, mas uma atualização dos momentos do martírio sofrido por Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor. Então, este será um momento para todos nós refletirmos sobre a injustiça que levou à crucificação e morte de Jesus. Situação que se repete ainda em nossos tempos. O nosso mundo hoje está banhado em sangue, tomado pela violência, guerras, tráficos de drogas, e nossa cidade não está livre disso. Vamos hoje aqui refletirmos para nos tornarmos pessoas comprometidas com a justiça e com a não-violência de todas as formas”.
Essas foram palavras do bispo diocesano de Lages, Dom Guilherme Werlang, momentos antes do início da programação matutina de Sexta-Feira Santa, no alto do Morro da Cruz, em Lages.
Antes do bispo falar, o prefeito Antonio Ceron também foi convidado a se dirigir ao público presente no Morro da Cruz: “Depois de dois anos de pandemia que deixou muita tristeza e saudades dos entes queridos que morreram da doença, que este dia seja de compreensão e fraternidade, que todos possam viver com dignidade. Desejo uma abençoada e feliz Páscoa a toda a comunidade lageana”.
A subida ao Morro da Cruz iniciou já nas primeiras horas da manhã desta Sexta-Feira Santa. Muitas pessoas se adiantaram no horário das atividades religiosas para poderem colher a macela, popularmente denominada de “macela”, arbusto de cor amarela que floresce no período da Quaresma, e que é comprovadamente medicinal se tomado de acordo com as recomendações terapêuticas.
A Prefeitura de Lages se encarregou de preparar e reformar toda a infraestrutura viária, bem como a instalação de tendas para bem receber os peregrinos e o público em geral nesta volta à subida do Morro, depois da prolongada pandemia. Toda a organização do sistema de segurança e disponibilização de veículos especiais para o transporte de pessoas com deficiência, idosos e gestantes igualmente, é sempre disponibilizado pela Prefeitura. No caso da segurança pública, trabalham conjuntamente a Diretran, Defesa Civil e a Polícia Militar, com a guarnição e controle de toda a área do Morro, incluindo a parte da pedreira.
A subida ao Morro, seja pela estrada que contorna a íngreme área, como pela escadaria dos mais de 500 degraus, prosseguirá durante todo o dia. Já no sábado (16) a encenação da Ressureição de Jesus ocorrerá à noite, no Morro da Cruz (21h15). No Sábado de Aleluia será realizada a tradicional Procissão da Luz. Os devotos levam suas tochas onde se celebra o aguardo pela ressurreição de Jesus Cristo.
Confira a programação da Semana Santa:
Sexta-Feira Santa – 15/04
15h – Nas Paróquias da Diocese – Celebração Litúrgica da Paixão de Cristo;
16h30 – Morro da Cruz – Encenação: Paixão e Morte de Jesus Cristo;
20h – Igreja do Navio ao Cemitério Cruz das Almas – Recomendação das Almas (rito religioso da cultura Cabocla da região);
Durante todo o dia haverá confissões nas Paróquias;
Exposição do Memorial Frei Silvério no alto do Morro da Cruz;
Sábado de Aleluia – 16/04 – 19h – Nas Paróquias da Diocese – Vigília Pascal. Celebração da Eucaristia – Benção do Fogo Novo;
21h15 – Pátio da Igreja do Navio – início da Procissão. Escadarias Frei Silvério – Procissão da Luz. Morro da Cruz – encenação da Ressurreição de Jesus – Celebração da Vida (show de fogos e luzes);
Domingo de Páscoa – 17/04 – 9h – Nas Paróquias da Diocese – Celebração da Páscoa.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Toninho Vieira, Ary Barbosa de Jesus Filho e Greik Pacheco