Artesanato Tramatusa de Lages é exposto em feira nacional em Belo Horizonte

Por Luiz Del Moura

 artesanato Tramatusa, de Lages, segue peregrinando pelo país. Depois de exposição em Vitória, no Espírito Santo, recentemente, as peças chegaram a Belo Horizonte (MG), na 33ª Feira Nacional de Artesanato (FNA), na Expominas. O evento abriu no dia 6 e encerra neste domingo (11). Trata-se da maior feira de arte popular da américa latina.

O evento não é somente um espaço de comercialização e demonstração da cultura brasileira, mas também uma grande escola onde a cada ano é trabalhado um tema, que em 2022 é ”200 anos da revolução industrial”. Além do artesanato brasileiro de todos os estados, acontece uma grande exposição sobre a Arte do Ofício e demonstrações do tempo do machado, marcenaria, mecânica, cutelaria, ferraria artística, entre outros.

E é nesse ambiente que as peças confeccionadas com a fita-tusa, rejeitos das empresas de celulose da região da serra catarinense, são compartilhadas e expostas. Conforme a artesã e secretária da Tramatusa Lages, Sandra Cunha, a arte lageana está se tornando cada vez mais conhecida no território brasileiro.

A exposição do artesanato da Tramatusa nos mais diferentes lugares pelo Brasil tem sido possível graças ao apoio do Sebrae/SC, da Klabin, da Prefeitura Municipal de Lages, do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), e da Federação das Associações de Profissionais Artesãos de Santa Catarina (FAPAC), da qual, a entidade já é federada.

Crédito Fotos: Sheila Gadotti

Leia também

Deixe um comentário

três + 16 =