Caí em um golpe: o que fazer nessa situação?

Saiba quais passos seguir, caso você seja vítima de um golpe

Por Claudio Santos

 “Caí em um golpe, e agora?”. Essa situação traz sentimentos de medo, frustração e a angústia de não recuperar o dinheiro ou de ter seus dados usados indevidamente. Por mais difícil que pareça, respire fundo e mantenha a calma. Quanto mais rápido você agir, maiores serão as chances de reduzir os prejuízos. Confira algumas dicas do Sicredi e descubra o que você pode fazer nesse momento.

Bloqueie tudo imediatamente

Se você foi vítima de golpe envolvendo dados bancários, a primeira coisa a fazer é bloquear imediatamente as contas e cartões afetados. Entre em contato com o Sicredi, ou outras instituições financeiras, apenas pelos canais oficiais, explique o que aconteceu e solicite o bloqueio o quanto antes.

Reúna todas as provas e documentos

Separe tudo o que você tiver: mensagens trocadas, prints, boletos, comprovantes de pagamento, e-mails. Qualquer informação pode ser essencial para rastrear a origem do golpe, por isso é tão importante não apagar as provas e documentos.

Boletim de ocorrência

Registrar um boletim de ocorrência é fundamental. Além de formalizar a sua denúncia, esse documento será importante se houver chance de recuperar o dinheiro perdido. Ele também serve como uma forma de proteção, caso os dados roubados sejam usados em outros golpes. Assim, você terá como comprovar que não foi responsável por ações ou compras futuras feitas em seu nome por terceiros.

Atenção às notificações

Confira seus aplicativos bancários e e-mails com frequência. Muitas vezes, a instituição financeira consegue notar movimentações suspeitas antes mesmo de você perceber. Além disso, fique atento a contas de aplicativos de delivery, redes sociais e outros serviços para identificar atividades suspeitas e proteger seus dados.

E se você receber uma mensagem ou ligação que gere dúvidas, desconsidere e desligue imediatamente. Lembre-se, o Sicredi, assim como as demais instituições financeiras, não entra em contato para solicitar informações pessoais, atualizar cadastro ou solicitar senhas. Caso fique inseguro com algum contato, você pode confiar no seu gerente de conta do Sicredi, entre em contato por meio do WhatsApp no número (51) 3358-4770, ou vá até a sua agência.

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