Ceron fala em reunião da ACIL sobre desenvolvimento econômico e social de Lages

Por Claudio Santos

Além do crescimento populacional, a economia de Lages se desenvolve, principalmente por conta dos importantes empreendimentos que o município já conseguiu atrair nos últimos anos

Durante reunião da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Lages (ACIL), segunda-feira (04), o prefeito Antonio Ceron, na condição de convidado especial, teve a oportunidade de falar sobre as principais obras e realizações da administração público-municipal de Lages. Juntamente com o prefeito, também participaram da reunião grande parte do colegiado municipal.

Na ocasião o prefeito destacou o potencial de desenvolvimento econômico e social de Lages pelo fato de o município ser polo regional e também por concentrar a maior área territorial do Estado de Santa Catarina, campo fértil para o desenvolvimento e expansão do agronegócio, por exemplo.

Ceron destacou também o resultado do CENSO 2022, que aponta crescimento populacional de Lages, 5,57% comparado ao CENSO 2010. Lages hoje tem uma população de 164.981 habitantes.

Junto com o crescimento populacional, a economia também se desenvolve, principalmente por conta dos importantes empreendimentos que Lages conseguiu atrair nos últimos anos. Exemplo disso é a Berneck, indústria madeireira com investimentos da ordem de 1,6 bilhão de reais, a qual já opera com 60% de sua capacidade total de produção.

Seguindo a tendência de atrair importantes investimentos empresariais, Lages conta hoje com empresa holandesa Topigs Norsvin (no ramo de genética animal), com participação também de capital norueguês, que está se instalando na região da Coxilha Rica, com investimentos em torno de R$ 70 milhões. A expansão da GTS, indústria voltada a atender o agronegócio, igualmente é muito importante para a economia municipal.

Já as empresas lageanas enquadradas no Simples Nacional tiveram uma participação conjunta de R$ 458.384,412,31, valor agregado ao Movimento Econômico de Lages, que em 2022 teve um incremento de 24,27%. Mais de 50% acima do índice de 11,31% registrado em 2021. “Otimismo é a palavra de ordem neste momento em que Lages cresce e se desenvolve economicamente”, disse Ceron.

O prefeito ainda destacou as principais obras públicas já realizadas e em execução, como aquelas de pavimentação e revitalização de ruas e avenidas, projetos que contemplam todas as regiões urbanas de Lages. No momento, existem 36 projetos de reurbanização de vias públicas em andamento em Lages, construção de unidades escolares e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e a primeira praça sensorial de Lages.

 

 

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho

Leia também

Deixe um comentário

2 × 1 =