Conselho Municipal de Turismo de Lages se reúne para debater melhorias do setor na região

Por Luiz Del Moura

Com objetivo de elencar os principais objetivos para o fortalecimento do turismo na região, membros do Conselho Municipal de Turismo de Lages (COMTUR), se reuniram nesta terça-feira (06 de dezembro), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages.

Participaram do encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Álvaro Joinha Mondadori; o diretor de Turismo, Henrique Beling; pela Associação Empresarial de Lages (ACIL), João Cesar Pelin; Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA), Selênio Sartori; Valdeci de Liz da Secretaria de Administração; Tibério Bianchini da Coxilha Rica Turismo Equestre e Kenia Costa da Procuradoria Geral do Município.

Entre as pautas debatidas esteve a programação e captação de eventos para a cidade de Lages, entre eles o Congresso de Pinus que acontecerá no Centro Serra no final de março de 2023. O conselheiro Cesar destacou a importância do trabalho de captação de eventos para Lages, como a participação de integrantes do conselho em feiras em diversas cidades do país, movimentando a economia da região.

Selênio Sartori, do CISAMA, destacou o projeto de Cicloturismo e o novo aplicativo que também atenderá outras áreas como 4×4, caminhadas e cavalgadas. Na oportunidade pontuou sobra a região dos lagos e da importância da Agência de Desenvolvimento Regional da Região dos Lagos (ADREL) para se aproximar das ações de políticas públicas para o setor do turismo na região, através de uma agência e que possa fomentar o receptivo em conjunto com os equipamentos turísticos existentes.

Já Tibério Bianchini ressaltou a importância de aproximar o receptivo local com os clientes da rede hoteleira, assim como os serviços de passeios à cavalo e de 4×4 na cidade de Lages.

O secretário Álvaro Joinha explanou sobre o Projeto Turismo nas Escolas, que acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com guias de turismo e atores que percorrem os principais pontos turísticos e históricos de Lages.  “Tivemos ainda a experiência de levar pessoas da melhor idade e estudantes para a Coxilha Rica”. Outro ponto citado por Joinha foi o Transcatarina para Lages, no ano de 2023.

Foi consenso com o grupo que uma das principais necessidades no setor são as agências receptivas e a conexão com os equipamentos de turismo, sejam hotéis, fazendas, taxistas, motoristas por aplicativo e frentistas da cidade que formam uma cadeia de informação e orientação para os turistas.

 

Texto e Fotos: Henrique Beling

Leia também

Deixe um comentário

treze − 7 =