Dia de Campo destaca cultivo de fruta de alto valor de mercado

Por Luiz Del Moura

O mirtilo é uma fruta ideal para ser cultivada em pequenas propriedades

Na quarta-feira (24 de setembro), o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, da Prefeitura de Lages, Pedro Donizete de Souza, juntamente com equipe técnica da pasta administrativa, participou do Dia de Campo em uma propriedade referência da agricultura familiar, na produção de mirtilo, no vizinho município de Palmeira.

Originário da América do Norte, o mirtilo é uma fruta que se adapta muito bem ao solo e ao clima frio da região serrana de Santa Catarina. É uma fruta de alto valor de mercado com período de colheita entre nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

O Dia de Campo foi realizado na propriedade de Celso Claudino, onde já há 16 anos são cultivados 2,5 hectares com mirtilo. Neste cultivo, o espaçamento das árvores é 4 x 1,6 metros, e a colheita é toda ela feita manualmente.

Celso Claudino, pioneiro neste cultivo, na Serra Catarinense, conta que esteve inicialmente visitando o Canadá, onde o mirtilo é muito cultivado. “Aqui na minha propriedade são cultivadas três espécies de mirtilo. O que produzimos é vendido para redes de supermercados”, disse o agricultor. “O mirtilo é um exemplo de frutas que podem muito bem ser cultivadas por nossos agricultores familiares. São culturas ideais para a agricultura familiar, daí a importância de estarmos presentes em um evento como este”, destaca o secretário Pedro Donizete.

Das cerca de 1.300 propriedades existentes no município de Lages, em torno de 700 propriedades se enquadram na agricultura familiar.

Texto e fotos: Iran Rosa de Moraes

Leia também

Deixe um comentário