Após essa data o pagamento deverá ser feito de maneira parcelada em oito vezes, com primeiro vencimento também para 30 de maio e os subsequentes no último dia útil de cada mês até 29 de dezembro
A partir desta última data, caso não opte pelo pagamento em cota única, o contribuinte poderá parcelar em oito vezes, com o primeiro vencimento também para 30 de maio e os pagamentos seguintes no último dia útil de cada mês, com exceção do mês de dezembro de 2025, cujo vencimento está programado para o dia 29.
Para a opção de pagamento parcelado, é necessário solicitar os boletos no balcão do Setor de Arrecadação da Secretaria da Fazenda, situado no prédio da Prefeitura, com entrada ao lado da Catedral Diocesana, no Centro, ou então emiti-los no site da Prefeitura.
Emissão online dos boletos
Emitir as guias para o pagamento do IPTU via internet é fácil. Basta acessar o site oficial da Prefeitura e clicar no banner IPTU 2025 – Clique Aqui, em seguida há o direcionamento à página Emitir a guia para pagamento de IPTU. Nesta página deverá escolher a opção que deseja informar: número do Cadastro de Pessoa Física (CPF); Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CPNJ); ou Código do Imóvel.
Assim que preencher o campo solicitado o sistema será direcionado para a visualização dos valores a serem pagos, bem como as opções de pagamento e parcelamento. Após isso, basta imprimir os documentos e efetuar o pagamento. Em caso de dúvidas o contribuinte pode procurar o Balcão de Arrecadação no prédio da Prefeitura, ou entrar em contato pelo WhatsApp (49) 9 9836-1551 e pelo telefone (49) 3019-7403.
Acompanhe o passo a passo na galeria desta matéria.
Texto: Silviane Brum
Fotos: Arquivo/ PML