Fabiano Ventura é reeleito presidente do Sinduscon

Por Luiz Del Moura

O empresário e engenheiro civil, Fabiano Ventura foi reeleito por unanimidade presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Lages, Sinduscon. A solenidade de posse ocorreu na terça-feira (1), na Sede dos Sindicatos Filiados à Fiesc, em Lages. Fabiano Ventura foi reconduzido em chapa única registrada para a gestão 2022/2025.

O presidente reforça que os sindicatos são a base da indústria e conta que aprendeu muito nos três primeiros anos à frente da entidade. Aponta que foi um período bastante difícil e de incertezas por conta da pandemia da Covid- 19, mas o momento também mostrou a importância da representatividade das empresas. “O setor da construção civil foi um dos que ficou menos tempo parado, fizemos um grande esforço para demonstrar para as autoridades que, no canteiro de obras, o risco de contaminação pelo vírus era muito pequeno por que trabalhamos a maior parte do tempo em espaços ao ar livre”.

Ainda por influência e consequência da pandemia, o setor da construção civil apresentou crescimento nos últimos dois anos. As pessoas ficaram mais em casa e sentiram a necessidade de mais conforto para morar. “As pessoas buscarem construir, reformar, trocar de imóvel, esse foi um fator positivo. Tivemos também um ponto negativo, o aumento do valor dos insumos. A boa notícia é que os preços estão se estabilizando”.

A tendência, de acordo com Fabiano Ventura, é que o mercado continue aquecido. “Muita gente está retirando seus investimentos de áreas de maior risco e optando pela compra de imóveis, um dos investimentos mais seguros que existem”.

O presidente destaca que o Sinduscon investe constantemente na capacitação de quem trabalha no setor. “Umas das ações mais grandiosas que fizemos foi ter inovado lançando a primeira turma de Educação de Jovens e Adultos – EJA, para suprir uma demanda dos nossos colaboradores. Percebemos que muito antes da capacitação do trabalho técnico, os trabalhadores careciam do ensino. E foi muito realizador proporcionar a conquista do diploma do segundo grau para nossa força de trabalho da indústria”.

O sindicato tem boa representatividade junto aos conselhos da cidade e na Câmara da Indústria junto a FIESC, onde dialoga com vários setores e busca a desburocratização dos processos. Ainda, uma pauta buscada junto a Prefeitura de Lages há bastante tempo trata da necessidade de modernização do plano diretor da cidade. “Nós temos buscado a modernização do plano diretor porque consultorias e estudos nos mostram que quanto mais você verticaliza uma cidade, mais você economiza e a torna desenvolvida. Quando espalhamos a cidade a manutenção do município fica muito mais cara. E é essa modernização que falta para Lages atualmente”.

Fabiano lembra que hoje a cidade já conta com sistema digital para aprovação de projetos das obras, e que agora trabalha-se para que os projetos de loteamento também passem a ser digitais. “A prefeitura já sinalizou que vai fazer está implantação e a gente acredita que com a digitalização do processo de aprovação do loteamento ganharemos agilidade”.

Atualmente o Sinduscon conta com 36 empresas associadas. “O sindicato luta para a melhoria e desenvolvimento do setor, representamos todas as empresas independentemente de estarem ou não associadas. Mas o espaço está aberto para que outras construtoras participem conosco trazendo reflexões, acompanhando o que estamos fazendo e comemorando nossas vitórias”. 

Diretoria eleita 

FABIANO VENTURA DOS SANTOS

Presidente

MARCIO DE OLIVEIRA

Vice-Presidente Administrativo e Financeiro

 

ALBRAÍNO DA SILVA BRASIL

Vice-Presidente para Relações Institucionais

FLÁVIO TUTIDA

Vice-Presidente para Relações Trabalhistas

 

 

 MARINA MAZZOCHI SENS MULLER

Secretária

 GIORDAN HEIDRICH

Tesoureiro

IVACIR DANIEL PERUZZO

Diretor Suplente

BRUNO DE SOUSA E SOUZA

Diretor Suplente

LEONARDO MILIOLI TUTIDA

Diretor Suplente

AUGUSTO BRANCO FORNARI SOUSA

Diretor Suplente

GUUIOMAR ANDRADE MIRANDA

Diretor Suplente

LUCIANO ÁVILA LOPES

Diretor Suplente

CARLOS ROBERTO DE ANDRADE LOPES FILHO

Membro Efetivo do Conselho Fiscal

SOLANGE ALVES BRANCO VALENTINI

Membro Efetivo do Conselho Fiscal

ALZIR PRANDI

Membro Efetivo do Conselho Fiscal

WILLY JOÃO BRUN FILHO

Membro Suplente do Conselho Fiscal

HATILA JULIÃO DE OLIVEIRA

Membro Suplente do Conselho Fiscal

JOEL NETO MONN

Membro Suplente do Conselho Fiscal

FABIANO VENTURA DOS SANTOS

Delegado Efetivo na FIESC

GIORDAN HEIDRICH

Delegado Efetivo na FIESC

ALZIR PRANDI

Delegado Suplente na FIESC

PEDRO ANTONIO GARIB

Delegado Suplente na FIESC

 

Por Catarinas Comunicação | texto e fotos Lizzi Borges

Leia também

Deixe um comentário

dois × 3 =