Gestores de turismo dos municípios da Amures se reuniram com o Secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, nesta quinta-feira, 15. O objetivo foi discutir o planejamento turístico “Estação Inverno”, um novo conceito no qual o turismo na Serra Catarinense ganhará mais destaque como produto.
A reunião contou com representantes da diretoria do Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae e Associação Empresarial de Lages – Acil.
A Serra Catarinense é conhecida por sua rica oferta turística, que inclui paisagens deslumbrantes, clima frio e uma variedade de atividades de lazer e turismo. Por isso a região atrai milhares de turistas todos os anos e o governo de Santa Catarina busca firmar o Estação Inverno como grande atrativo turístico do estado, tendo a Serra Catarinense como foco principal.
Com essa nova postura o estado passa a explorar a temporada de inverno, visto que ali se concentram os maiores fenômenos do inverno no estado.
Cada gestor teve a oportunidade de expor as demandas e necessidades do município, com a presença do secretário Neiva, a reunião proporcionou um espaço para a troca de ideias e o alinhamento de estratégias entre os gestores locais e o governo estadual.
Durante o evento, a CDL também apresentou o festival Serra Catarina.
A Assessora de Turismo da Amures, Ana Vieira, disse que a implantação da Estação Inverno é um passo importante para o fortalecimento do setor.
“Com essa nova postura do estado, a região estará inserida no mercado especialmente, em incluir as experiências de inverno em feiras e eventos de turismo”, comentou Ana Vieira. Outro ponto levantado foi a necessidade de investimentos em infraestrutura para essa nova demanda, visto que essa ação tende a aumentar o fluxo de turistas na região.
O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, disse que a tendência da região é se tornar mais competitiva. “Temos várias áreas em que as ações precisam ser intensificadas, mas dependemos dessa parceria com o Estado apoiando a Serra Catarinense para avançarmos com um turismo sustentável”, se posicionou Walter Manfroi.