A partir desta terça-feira (1º de julho) o atendimento passa a ser realizado preferencialmente mediante agendamento prévio via WhatsApp, pelo número (49) 3019-7459, ou presencialmente, na sede do Procon, situado à rua Martinho Nerbas, no Centro de Lages
Este procedimento pode ser feito, preferencialmente, via WhatsApp: (49) 3019-7459, ou presencialmente, na sede do Procon, situado à rua Martinho Nerbas, no Centro de Lages. Ao comparecer ao balcão do Procon é imprescindível que o cidadão tenha em mãos todos os documentos necessários, incluindo a nota fiscal da referida compra.
A medida foi tomada para garantir que cada caso seja tratado com a devida atenção, respeitando a ordem, a legislação vigente e o tempo do cidadão. “Temos o registro de muitos casos em que a pessoa procura pelo atendimento do Procon com a ausência de documentos essenciais para dar agilidade e prosseguimento ao processo. Trabalhamos para facilitar o acesso do consumidor aos seus direitos e isso só acontece quando todos os trâmites são realizados plenamente”, explica o coordenador executivo do Procon, Kevin Gonçalves Calbusch.
Ao fazer o primeiro contato para agendamento, via WhatsApp, o consumidor será devidamente orientado sobre toda a documentação que deverá levar no dia do atendimento. Além disso, caso falte algum dos itens solicitados, o cidadão deverá reagendar o atendimento. “Não podemos deixar nada pendente desde o momento em que abrimos o protocolo para atendimento até o fim de todas as etapas, por isso a importância deste agendamento e pré-atendimento online. Assim, há a orientação sobre tudo o que o cidadão precisa trazer, resultando em maior celeridade no andamento dos processos”, reitera Kevin.
Diante disso, os atendimentos presenciais só poderão ser realizados com a apresentação da seguinte documentação: documento pessoal com foto, comprovante de residência e provas da relação de consumo como notas fiscais, contrato, boleto, comprovantes de pagamento, prints, entre outros. O canal de WhatsApp – (49) 3019-7459 seguirá ativo para agendamentos, envio de documentos e acompanhamento de processos.
Os documentos deverão ser apresentados preferencialmente em meio físico, podendo, se necessário, ser encaminhados por e-mail ou WhatsApp no momento do atendimento. “É importante salientar que este canal de comunicação do Procon é único e exclusivamente para agendamento e encaminhamento de documentação solicitados durante o atendimento. Deste modo, não serão respondidas dúvidas jurídicas ou realizadas orientações iniciais por meio deste canal, devendo o consumidor seguir o procedimento formal de agendamento para atendimento presencial”, complementa Kevin.
O canal também é utilizado para acompanhamento de processos administrativos já instaurados. Os casos excepcionais ou urgentes serão avaliados pela coordenação, mediante justificativa fundamentada. Excetuadas as preferências previstas em lei, os cidadãos serão atendidos conforme ordem de chegada.
Texto: Silviane Brum
Fotos: Fábio Pavan