Projeto Cultivar: Secretaria de Agricultura e Pesca retomará em março com a distribuição gratuita de mudas de hortaliças

Por Luiz Del Moura

Um dos objetivos do projeto Cultivar é fomentar o cultivo de hortas domiciliares e comunitárias, promovendo a produção e colheita de alimentos diretamente pelos moradores dos bairros de Lages

Na quinta-feira (2 de março) no período das 8h às 12h e das 14h às 17h, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, da Prefeitura de Lages, retomará as atividades do Projeto Cultivar que consiste, basicamente, na distribuição gratuita de mudas de hortaliças, chás e temperos produzidos no Horto Municipal do Guarujá. A partir dessa data a distribuição ocorrerá todas as quintas-feiras, na sede da Secretaria, localizada no bairro Universitário, na rua Sebastião Ramos Schmidt, nº 288, via lateral à área da Uniplac.

“A parada temporária nas atividades do Projeto se deu devido ao período de férias e recesso de final de ano, quando diminuiu a produção de mudas junto ao Horto Municipal que é vinculado à Secretaria de Agricultura e Pesca”, explica o secretário, Thiago Cordeiro. “No entanto, a distribuição de mudas via Projeto Cultivar, neste ano de 2023, já foi levado para dentro de outras ações realizadas pela Prefeitura de Lages, a exemplo do programa ‘Lages em busca do lixo zero’ desenvolvido dentro do projeto Mais Bairros”, completa.

As mudas distribuídas pelo projeto Cultivar são de diversas espécies: rúcula, repolho, alfaces (lisa, crespa, americana e roxa), beterraba, brócolis e couve, entre outras mudas de chás e temperos. “O Projeto Cultivar tem a missão de fomentar a implantação de hortas domiciliares. Contribui também para complementar as atividades do programa Colheita Feliz (implantação de hortas comunitárias nos bairros, por meio das Associações de Moradores)”, destaca o secretário, Thiago Cordeiro.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho (arquivo) e Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

quatro + dez =