Os vinhos de altitude de Santa Catarina mais uma vez provaram sua excelência. Quatro rótulos da Serra Catarinense foram premiados na 10ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil, realizada em abril de 2025. O concurso, promovido pelo Grupo Baco Multimídia, é o maior do país e avaliou 1.007 amostras de dez estados brasileiros, em 51 categorias distintas.
A prova foi realizada às cegas por um júri técnico composto por 22 especialistas renomados do setor. O objetivo foi avaliar a qualidade dos vinhos brasileiros de forma imparcial e rigorosa. A entrega das premiações ocorre no dia 7 de maio, durante a Wine South America, maior feira de negócios do setor na América Latina, em Bento Gonçalves (RS).
Com características únicas proporcionadas pela altitude superior a 900 metros, as vinícolas da Serra Catarinense produzem rótulos que se destacam por sua elegância, frescor e complexidade aromática. Essas condições de terroir, somadas ao investimento técnico dos produtores, vêm posicionando Santa Catarina como referência nacional e internacional.
Entre os destaques da edição 2025 da Grande Prova estão:
Espumantes
Anima Brut – Vinícola Thera (Bom Retiro)
Categoria: Melhor Espumante Brut Branco – Método Charmat | Nota: 93 pontos
Sangiovese 24 meses – Vinícola Serra do Sol (Urubici)
Categoria: Melhor Espumante Brut Rosé – Método Champenoise (empate) | Nota: 93 pontos
Tintos
Refosco Dal Peduncolo Rosso 2021 – Vinícola Leone di Venezia (São Joaquim)
Categoria: Melhor Tinto de outras castas | Nota: 94 pontos
Doces e fortificados
Liquore 34 Ribolla Gialla – Vinícola Serra do Sol (Urubici)
Categoria: Melhor doce e fortificado | Nota: 91 pontos
O presidente da Vinhos de Altitude Produtores Associados, Diego Censi, celebrou os resultados como reflexo da evolução técnica e do esforço coletivo do setor. “Essas premiações reafirmam a vocação da Serra Catarinense para a produção de vinhos de excelência. São conquistas que valorizam o esforço dos produtores, o investimento em tecnologia e a força coletiva da nossa associação. Estamos, cada vez mais, ocupando o espaço que merecemos no cenário nacional e internacional da vitivinicultura”, destacou.
Por Catarinas comunicação – assessoria de comunicação Vinhos de Altitude || texto: Lizzi Borges || imagens: arquivo