No dia cinco de setembro às 19 horas ocorreu o lançamento do livro “O Sujeito da Educação em um Contexto Pós-Metafísico”, no Centro Cultural Vidal Ramos (Sesc), do autor Vitor Hugo Mendes que recebeu convidados e amigos em um momento aconchegante de diálogo.
Vitor Hugo faz um resumo do conteúdo de sua obra: O sujeito da educação em um contexto pós-metafísico repõe a problemática do sujeito da educação seguindo o fio condutor da reviravolta linguística. Tendo em consideração a crise da razão (ocidental) e a crítica do sujeito, retoma os questionamentos dirigidos ao esclarecimento moderno (Aufklärung). Busca, dessa maneira, situar a derrocada dos fundamentos normativos da educação (Bildung) em um contexto pós-metafísico.
Diante desse quadro social contemporâneo amplo, radicalmente modificado e, densamente complexo, adentra na conversação teórico-filosófica e pedagógica e busca compreender, no horizonte de uma leitura hermenêutica, o sujeito da educação em sua configuração linguística. Para tanto, analisa, distingue e contrasta a abordagem teórico-metodológica de Richard Rorty (1931 – 2007) e de Jürgen Habermas (1929), autores amplamente identificados com a reviravolta linguístico-pragmática.
O sujeito, em um contexto pós-metafísico, sob o influxo da reviravolta linguística, apresenta-se modesto em suas pretensões, comunicativo em suas interações, intersubjetivo em suas razões. Com base nesses pressupostos, a possibilidade de um sujeito linguístico constitui uma alternativa na compreensão do sujeito da educação. Ao incorporar as demandas do sujeito no plano interativo linguístico-intersubjetivo, o discurso pedagógico renova o sentido da própria tarefa educativa: assegurar, dinamizar e potencializar o caráter dialogal da formação (Bildung), isto é, a educação do sujeito.
O autor Vitor Hugo Mendes é Doutor em Educação (UFRGS), Doutor em Teologia (Univ. Pontifícia de Salamanca, UPSA, Espanha). Pós-doutorado em Pensamento Ibérico e Latino-americano (UPSA); em Educação (Universidade de Salamanca, USAL). Mestre em Educação, História e Política (UFSC, Florianópolis), Mestre em Teologia Sistemática (PUCRS). Secretário Executivo de Cultura e Educação, CELAM, Colômbia (2011-2015).