Atletas da Adevips na copa Brasil de Xadrez para deficientes visuais

Por Luiz Del Moura

Os Paradesportistas e enxadristas da equipe Lages Xadrez Clube/FME Adilson Mendes França e André Luiz Batista, ambos Bolsistas Atleta da FME e filiados a ADEVIPS disputaram, entre os dias 10 e 12 de março, em São José/SC, a COPA BRASIL DE XADREZ PARA DEFICIENTES VISUAIS – REGIONAL SUL. A competição reuniu 37 enxadristas de 10 Estados, que disputaram 05 partidas de 02 horas cada.
A campanha de Adilson e André foram muito boas, Adilson somou 3 vitórias, um empate e somente uma derrota, ficando em 7º Lugar Geral e o 2º Melhor Catarinense na competição. Adilson é cego total (Categoria B1), joga xadrez há 15 anos e é o principal enxadrista de Lages na categoria DV (Deficientes Visuais). Pai de duas meninas, casado com a sra. Luzia, que também é cega, Adilson é um exemplo de superação, pois semanalmente vai ao Mercado Público, um dos núcleos de Xadrez da equipe Lages Xadrez Clube/FME e treina por 03 horas com o Mestre Nacional Marco Cordeiro, Técnico de Lages. Adilson perdeu a visão em 2003, após um acidente de Moto, mas seguiu em frente em suas atividades, aprendendo outras inclusive: “Quando se perde a visão, passamos a enxergar a vida mais com os olhos da alma e muitas oportunidades aprecem que antes não percebíamos”, declara o enxadrista. André Batista, outro representante de Lages em São José, somou duas vitórias e ficou na 22ª posição.
Adilson e André agora se preparam para disputar competições entre enxadristas que enxergam normalmente, melhorando a compreensão do jogo e passando a estudar novas possibilidades: “Quando enfrento enxadristas que enxergam, é sempre um desafio diferenciado, por isso aprendo mais”, ressalta André.
Os enxadristas agradecem o apoio de todos que adquiriram números da Ação Entre Amigos que desenvolveram e que propiciou a participação de ambos na Copa Brasil.

Leia também

Deixe um comentário

um × 5 =