Evento reúne 135 atletas de 12 municípios da Serra Catarinense em três dias de competições classificatórias para a etapa estadual, que acontecerá em julho, em Chapecó
Durante os três dias, os atletas entram em quadra para competir em quatro modalidades: Atletismo, Bocha Paralímpica, Futsal e Tênis de Mesa. As partidas e provas ocorrem em locais emblemáticos do esporte lageano, como o Ginásio Ivo Silveira e o Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior, com apoio estrutural da Fundação Municipal de Esportes (FME).
As APAES participantes representam os municípios de Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, São José do Cerrito, São Joaquim, Urubici e Urupema. Mais do que competição, a Olimpíada Regional promove um verdadeiro festival de integração, respeito, inclusão e superação.
O destaque da programação esportiva inclusiva de Lages em 2025 não para por aí. Entre os dias 16 e 21 de setembro, o município será sede, pela primeira vez, do maior evento paradesportivo do Estado, os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Em sua 18ª edição, o evento promete movimentar a cidade e consolidar ainda mais o protagonismo de Lages no cenário esportivo estadual.
A realização de eventos como a Olimpíada Regional das APAES e o Parajasc reforça a importância do esporte como ferramenta de inclusão e cidadania, além de colocar Lages em evidência como referência no incentivo ao paradesporto em Santa Catarina.
Texto: Rafael Araldi
Fotos: Divulgação