Papoeira: projeto leva histórias da capoeira para as escolas municipais de Lages

O Projeto Papoeira é uma realização por meio do Edital de fomento à cultura Elisabete Anderle e promete levar a cultura da capoeira para as comunidades do município de Lages com 12 encontros nas escolas básicas até o mês de novembro

Por Claudio Santos

O projeto Papoeira vai levar pílulas de conhecimento para os estudantes das escolas básicas municipais de Lages por meio da contação de histórias e rodas de conversa que resgatam e valorizam as lendas, mitos e tradições da capoeira. A primeira atividade será realizada nesta sexta-feira, dia 19 de setembro, na Escola Municipal de Educação Básica Mutirão, às 10h30. O evento é aberto para toda a comunidade.

A condução do Projeto Papoeira é de Otacílio Amilton, carinhosamente conhecido na região serrana por Mestre Gringo – importante personalidade no desenvolvimento da cultura de capoeira local. Com 48 anos dedicados à capoeira, Mestre Gringo é Diretor de Cultura da Liga Brasileira de Capoeira e membro do Colegiado de Mestres de Capoeira de Santa Catarina ( IPHAN) e agora assume também os palcos das escolas para levar à comunidade Lageana, por meio da contação de histórias e rodas de conversa – o conhecimento acerca dos fundamentos da capoeira, além dos mitos e lendas que fazem parte da sua história.

O Projeto será realizado em cinco escolas de educação básica municipal, sendo: EMEB Ondina Neves Bleyer, EMEB Mutirão, EMEB Antônio Joaquim Henriques, CAIC EMEB Nossa Senhora dos Prazeres e CAIC EMEB Aline Giovana Schmitt, com 12 momentos exclusivos para contação de histórias e rodas de conversa para estudantes de 06 a 14 anos de idade, matriculados no sistema de educação básica municipal.

Para fechar as atividades com chave de ouro, o Projeto Papoeira reunirá mestres e mestras pioneiros da capoeira no estado de Santa Catarina junto de uma historiadora, de forma on-line, no dia 24 de novembro, para um encontro de difusão do conhecimento e valorização da resistência afro-brasileira. O encontro contará com um intérprete de Libras e possibilitará a participação de entusiastas da cultura de Capoeira e comunidade interessada que poderá acessar o encontro por meio do link disponível no Instagram oficial do Projeto @projetopapoeira.

Com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura o Projeto Papoeira é uma proposta cultural realizada por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – edição 2024.

Texto: Karoline Kitabayashi – Assessora de Imprensa – Imagem: Divulgação Projeto Papoeira

Leia também

Deixe um comentário