A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputa, entre os dias 21 e 29 de janeiro, o Floripa Chess Open 2023. Uma competição considerada a maior das Américas, acontece no Lira Tênis Clube, em Florianópolis e até o momento já são mais de 500 inscritos de 16 países, que disputam seis competições durante a semana na capital catarinense. Os eventos, válidos pela pontuação da FIDE passam por duplas, SuperBlitz, Pensado, Clássico, School e Satélite Blitz.
De Lages, 18 enxadristas disputam o Floripa Chess Open 2023, sendo a segunda competição do ano para a equipe Lages Xadrez Clube/FME, que até dia 19 está sendo representada por Natã Gonçalves e Mariani Nazário em Criciúma, no 1º Criciúma Chess Open.
Para o Técnico de Lages, o Mestre Nacional Marco Cordeiro, disputar um evento tão numeroso e ao mesmo tempo, de elevado nível técnico (até o momento são 11 Grandes Mestres e mais de 80 enxadristas titulados já confirmados) é muito importante, porque é quando o enxadrista é testado a cada rodada: “É o momento onde estão os principais jogadores do Brasil, destaques da América do Sul e de muitos lugares do mundo, ou seja, é xadrez do mais alto nível”, destaca o Mestre Marco, que disputou 6 das 9 edições do Floripa Chess Open. Novidade para este ano é que o torneio vai classificar o Campeão para a Copa do Mundo de Xadrez 2023, um dos maiores eventos do planeta e que reúne os melhores do mundo.