Equipe Lages Xadrez Clube/FME disputa eventos nacionais e internacionais, soma experiência e se prepara para novos desafios
Em Caiobá, Charles Gauche, Marco Cordeiro, Alfeu Junior Varela Bueno, Gustavo Warmling Kayser, Diogo Duarte, Gabriel Conte dos Santos e Moacir Andrade enfrentaram adversários de alto nível, incluindo alguns dos melhores enxadristas do Brasil e representantes de outros 15 países. Durante dez dias, o grupo disputou quase 30 partidas nos ritmos Blitz, Rápido e Clássico. Embora nenhum atleta tenha alcançado o pódio, o melhor resultado foi o 17º lugar de Alfeu Junior Varela Bueno no xadrez Blitz.
Enquanto isso, em Blumenau, Miguel Batalha Ferro e Lavígnia Padilha Bitencourt representaram Lages na etapa estadual dos Jesc, voltado a atletas de 12 a 14 anos. Lavígnia terminou em 7º lugar, e Miguel ficou com a 11ª colocação. Ambos fazem parte da equipe lageana que disputará a OLESC 2025.
Apesar de não subirem ao pódio, o técnico e Mestre Marco Cordeiro destacou o saldo positivo das participações. “Disputar competições de alto nível melhora nossa compreensão do xadrez e nos capacita para os desafios futuros”, afirmou Marco.
Entre os nove atletas que estiveram em atividade no período, pelo lages Xadrez Clube, sete integram o Programa Bolsa Atleta da Fundação Municipal de Esportes de Lages.
O próximo compromisso dos enxadristas lageanos será já neste fim de semana, dias 12 e 13 de julho, em Timbó, com a disputa do Campeonato Brasileiro Juvenil e do Aberto de Timbó.
Texto: Rafael Araldi
Fotos: Divulgação