Com emoção até o final, Lages define classificados ao Freio de Ouro 2025

Por Luiz Del Moura

Como já é tradição nas provas do Cavalo Crioulo, a Classificatória Regional de Santa Catarina teve a definição dos selecionados para a grande final em Esteio (RS) nas últimas paleteadas. A confirmação dos 19.062 pontos da fêmea Saudades Hija Buena (Box 15) e dos 19.056 do macho Capanegra Ahumado (Box 41) foi na raça na prova de Campo II. “Paleteada final decide tudo e não adianta, não tem perdida, não pode errar o pênalti. A gente sofre muito, mas é um sofrimento bom”, resumiu o criador, Ademir da Silva que acompanhou a prova desde o início da semana.
Na disputa entre os 43 conjuntos credenciados na Classificatória de Lages, a zaina Saudades Hija Buena enfrentou o maior número de concorrentes (24 animais) e somou a melhor média nas sete etapas, liderando quatro delas: Campo I, Mangueira II, Bayard Sarmento e Campo II. De Barra do Ribeiro (RS), ela tem como pai Sargento do Itapororó e mãe, Sendero Esbelta, é a atual Freio de Bronze e Craque Funcional do Freio de Ouro.  “A gente vem fazendo um trabalho magnífico com ela por muito tempo. É uma égua que se doa muito durante a prova. Confio demais nela. É um animal que a gente só tem que agradecer”, revelou o ginete Eduardo Weber de Quadros.
Nem o tempo encoberto da tarde de sábado afastou o público das arquibancadas, que confiou no mate e nos agasalhos e vibrou com cada entrada em pista na final que iniciou às 14h do sábado (12/07), encerrando com a prova dos machos. Após muitas mudanças no placar, o tostado requeimado salino rabicano Capanegra Ahumado se consolidou com a maior pontuação entre 19 animais. Filho de Anadero da Harmonia e Capanegra Persiana, o macho de Dom Pedrito (RS) conseguiu pontuação máxima na Mangueira II, Bayard Sarmento e Campo II; superando-se a cada etapa até o resultado final. “Esse cavalo é sem dúvida nenhuma dos melhores que já andei. Quero agradecer a Cabanha Capanegra, os proprietários. A gente conseguiu fazer um bom trabalho e tirar o melhor dele. Não nos saímos tão bem na primeira etapa, mas conseguimos galgar posições no decorrer da prova”, disse Antonieto Da Rosa, escolhido ginete destaque pela segunda vez na cidade catarinense.
Seguindo o legado familiar de fomento e paixão pela raça, a presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense Pedro Paulo Lisbôa (NCCCSC), Dunia Henriqueta Camargo Vedana, agradeceu o apoio da Associação Rural de Lages que cedeu o histórico Parque de Exposições Conta Dinheiro para a realização da prova. “Quero agradecer a todo mundo, ao pessoal que veio e aos concorrentes. Agradecer à ABCCC e à Associação Rural por essa estrutura, e também à nossa campeira, que foi impecável. Todo mundo que estava pegou junto e, graças a Deus, realizamos esse evento maravilhoso”, comemorou a criadora, que organizou a classificatória pelo segundo ano consecutivo.
A comissão julgadora desta edição foi formada por Fernando Harger, Luciano Comiotto e Telmo de Oliveira Peixoto, tendo João Luís Arísio como jurado reserva. A condução das transmissões ficou sob responsabilidade do jornalista Sandro Fávero, com comentários de João Ricardo Malheiros de Souza e reportagens de pista realizadas por Kako Martins. Além dos dois primeiros classificados seguem direto para a grande final na Arena do Cavalo Crioulo, outros seis conjuntos e mais uma fêmea e dois machos reservas, que alcançaram média superior a 18 pontos.

A Classificatória de Santa Catarina tem o patrocínio de John Deere, Supra, Florestal, Vetnil e Banrisul.Fêmeas
1ª Classificada – Saudades Hija Buena (Box 15) – 19.062 pontos
2ª Classificada – Cachimbo Pipoca 205  (Box 13) – 18.581 pontos
3ª Classificada – A Lo Largo Havana  (Box 22) – 18.538 pontos
4ª Classificada – Neblina das Três Lagoas (Box 17) – 18.207 pontos

Machos
1º Classificado –  Capanegra Ahumado (Box 41) – 19.056
2º Classificado – Estancado Contraponto (Box 32) – 18.301
3º Classificado – Merlin da Saff (Box 36) – 18.285 pontos
4º Classificado – Sertão da Maior-TE (Box 25) – 18.142 pontos

Leia também

Deixe um comentário