Lages Sedia Primeiro Hackathon da Serra Catarinense e Impulsiona Ecossistema de Inovação

Por Luiz Del Moura

Foi dada a largada para o primeiro hackathon da Serra Catarinense. O evento reuniu 72 participantes, entre desenvolvedores, designers, analistas e estudantes, em uma maratona de 28 horas dedicada à criação de soluções tecnológicas para desafios reais da sociedade que iniciou hoje com a recepção dos participantes e um Talk com Richard Tordoya, fundador do Hackathon Brasil com o tema “Como participar de um hackathon mudou a minha vida” para embalar o primeiro dia de trabalho. Nesta noite as equipes já iniciaram as atividades.

Para dar as boas vindas aos participantes, a recepção ficou por conta da Secretária de Turismo de Lages, Ana Vieira e do Presidente do Instituto Orion, Thiago Mazuhy, que juntos evidenciaram a importância do evento para o desenvolvimento regional por meio da construção de soluções tecnológicas que possam ajudar as demandas municipais.

A abertura contou com a palestra inspiradora de Richard Tordoya, fundador da Hackathon Brasil e semifinalista do reality “Planeta Startup”, que compartilhou sua experiência sobre como participar de um Hackathon que transformou sua vida. A talk logo na abertura foi essencial para inspirar os participantes a entrar na imersão com o pensamento vitorioso, já que no sábado à noite serão definidos os vencedores da primeira edição.

O HackathOrion representa um marco significativo para o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo, inovação e tecnologia na região serrana de Santa Catarina. Com o apoio de instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Governo do Estado de Santa Catarina, o evento demonstra o compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável e econômico local.

Além de fomentar a cultura de inovação, o HackathOrion contribui para posicionar Lages como um polo emergente de tecnologia no estado, promovendo a colaboração entre diferentes setores e incentivando a criação de soluções que atendam às necessidades da comunidade.Com iniciativas como essa, a Serra Catarinense dá passos importantes rumo a um futuro mais inovador e conectado, fortalecendo sua posição no mapa da inovação nacional.

O movimento foi acolhido pelo Ecossistema de Inovação local e tem como patrocinadores a UEEK Digital, empresa incubada no Orion Parque e a Zanoello Troféus, sempre parceira dos eventos do Orion.

Texto: Karol Kitabayashi | Rafael Bueno

Fotos: Lucas Fritzen – Cloud Photography

Leia também

Deixe um comentário

um × um =