2º Aulão Conviver reúne mais de 100 idosos dos CRAS para atividade física no Mercado Público

Por Luiz Del Moura

Exercícios físicos, tradicional bingo, guloseimas e muita descontração marcaram o segundo aulão do Programa Conviver de 2025

A importância da prática regular de exercício físico para a manutenção da qualidade de vida e da saúde. Com esta convergência, o Programa Conviver reuniu mais de 100 idosos no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini na manhã desta quinta-feira (22 de maio), para o segundo aulão do ano de 2025.

Público-alvo formado por idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) I – Jandira Amorim da Silva, do bairro Popular, e do Cras III- Elaine Aparecida Melo, bairro Penha, e do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Dom João Oneres Marchiori, situado no bairro Várzea, e alguns grupos de idosos de bairros, entre os quais, Nossa Senhora do Rosário (Coral), Penha, Catedral Diocesana, Santa Helena, Sagrado Coração de Jesus, Petrópolis, Nossa Senhora Aparecida do Navio e Araucária.

Entre alongamentos físicos, movimentos em benefício das articulações, atividades para melhoria da postura, exercícios aeróbicos, dança e, após, recreação da tarde, regada a risadas e muita alegria, com o tradicional bingo e vários brindes distribuídos.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, é um dos serviços oferecidos no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Ou seja, o SCFV está vinculado aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s).

Ao evidenciar o trabalho desenvolvido nos Cras’s e no Programa Conviver, a prefeita Carmen Zanotto reafirma o comprometimento com o bem-estar da comunidade. “Estamos no caminho certo, ofertar programas sistemáticos que incentivem a prática do exercício físico, cuidando da mobilidade dos nossos idosos, e estimular a mente com encontros e lazer.”

Cuidado e zelo pelos idosos. “Os serviços ofertados nos Cras’s são focados em desenvolver atividades que propiciem aos participantes o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários. Mais de 100 idosos envolvidos só neste aulão; com certeza nos fortalece para continuarmos o trabalho com muito carinho”, salienta a secretária municipal da Assistência Social, Inês das Graças Salmória.

Locais dos Centros de Referência de Assistência Social:

Cras 1: Rua Lauro Liz Costa, s/nº – Bairro Popular

Cras 2: Rua Visconde de Cairú, nº: 249 – Bairro Centenário

Cras 3: Rua Dalila Canani Delfes, nº: 230 – Bairro Penha

Cras 4: Rua Ludovico Kuck, s/nº – Bairro Tributo

Cras 5: Rua Luís Floriani Júnior, s/nº – Bairro Santa Mônica

Cras 6: Rua Jair de Souza Passos, nº: 155 – Bairro Bela Vista

Cras 7: Av. Luís de Camões, nº: 1.853 – Bairro Conta Dinheiro

Cras 8: Rua Professor Simplício, nº: 765, esquina com Sebastião Euriques de Oliveira – Bairro São Pedro/Gralha Azul

Texto e fotos: Samuel Gonçalves

Leia também

Deixe um comentário

5 × um =