Semana ENEF: Sicredi Altos da Serra promove ações de educação financeira

O tema “Resiliência Financeira” é abordado entre 15 e 21 de maio, em toda a área de abrangência da cooperativa

Por Claudio Santos

A Sicredi Altos da Serra RS/SC, instituição financeira cooperativa que chegou neste mês de maio, a marca de 100 mil associados, com presença em 44 municípios, está engajada nas ações da 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). Diversas atividades de conscientização ocorrem de 15 a 21 de maio, a partir do tema “Resiliência Financeira”.

Entre as ações está a divulgação da campanha “Educação Financeira não é sorte, é conhecimento”, que demonstra a importância de conhecer mais sobre o tema. O público em geral pode acessar a websérie “Sim ou Não, Dinheiro na Mão”, composta por três episódios, os quais fazem uma paródia dos programas de auditório, em que o participante é colocado dentro de uma cabine e deve responder “sim” ou “não” às perguntas do apresentador, mesmo sem ouvi-las e sem saber o que está acontecendo no palco. As perguntas do programa são direcionadas às boas escolhas financeiras e fazem o internauta repensar o uso do seu dinheiro. O conteúdo pode ser acessado em www.sicredi.com.br/site/napontadolapis.

Conectada com a realidade das regiões de atuação, a cooperativa ainda promove ampla divulgação nas mídias de abrangência e canais digitais como o Instagram, Facebook, Telegram e WhatsApp, sobre a importância da educação financeira na rotina das pessoas. Rádios, jornais, revistas e redes sociais são abastecidos com conteúdo de conscientização sobre o assunto.

Para a Analista de Desenvolvimento do Cooperativismo, Bianca Ribeiro Janitschke “ter a educação financeira como base de todas as iniciativas que envolvam dinheiro, é fundamental para a criação de hábitos saudáveis em relação às finanças e ao consumo”. “Prezamos, enquanto cooperativa, por uma educação financeira permanente. Por isso, as ações voltadas ao tema não ocorrem apenas na Semana ENEF, mas durante o ano todo por meio do nosso Programa Cooperação da Ponta do Lápis”.

Iniciativa nas agências

Todas as agências da Sicredi Altos da Serra RS/SC, também desenvolvem a conscientização através dos atendimentos da semana. Todos os associados que passarem pelas agências recebem, durante a Semana ENEF, material impresso com QR Code de acesso a dicas e conteúdos sobre educação financeira, juntamente com um mimo que simboliza o cuidado com o dinheiro. Além da entrega do material, os associados recebem dicas e podem trocar informações sobre organização e planejamento financeiro. “Com as ações queremos desmistificar a relação das pessoas com o dinheiro, criando uma visão mais positiva e leve sobre o assunto”, destacou o Presidente da cooperativa, Mario Maurina.

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e acontece anualmente com a finalidade de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira.

Leia também

Deixe um comentário

três × três =