2º Festival do Japão celebra imigração e cultura japonesa no Brasil com uma série de festividades no dia 19 de agosto

Por Luiz Del Moura

A riqueza e beleza das expressões culturais originadas no Japão são conhecidas e apreciadas por todo o mundo. A comunidade nipônica consiste em uma das mais admiradas do planeta Terra, por sua simpatia, leveza, serenidade, disciplina, estilo de vida, longevidade e identidade.

Em Lages, um símbolo marcante da presença oriental são as cerejeiras do Japão (Prunussp), obras da natureza nas cores rosáceas e fúcsia, embelezadoras da rua Frei Gabriel, no centro da cidade. Quem não tem uma foto com elas no centro das atenções na composição do cenário? Não dá pra perder a chance, pois a florada ocorre nos meses compreendidos de junho a setembro, e dura em média um mês.

A escolha pela cerejeira do Japão para o paisagismo em avenidas e praças foi acertada, pois trata-se de uma espécie exótica de clima temperado, de pequeno porte e, como a macieira, retrata bem a Serra Catarinense. Também foram trazidas pelos imigrantes japoneses, que no final do mês de agosto e início de setembro dedicam-se à contemplação da florada da cerejeira – Sakura Matsuri.

No município de Lages, a história, artes, gastronomia, costumes, hábitos, crenças e sabedoria orientais japoneses são valorizados pelo Festival do Japão, instituído pela Lei Municipal nº: 4.558, de 29 de março de 2022, para ser promovido no terceiro final de semana do mês de agosto de cada ano, quando são realizadas atividades de exposição de toda a gama cultural da Terra do Sol Nascente. O Festival do Japão está incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município de Lages. A Lei Municipal é de autoria da vereadora Katsumi Yamaguchi.

O evento compõe a programação do 6º Serra Catarina Festival de Inverno, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages e correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com patrocínios e apoiadores, como a prefeitura de Lages, Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra). Nos canais oficiais do Festival de Inverno, a programação completa: Site – www.serracatarina.com.brFacebook – Serra Catarina – Festival de Inverno e Instagram – @festivalserracatarina.

Em 2023, o Festival do Japão alcançará sua 2ª edição, e estão programadas diversas atrações para o dia 19 de agosto (sábado), a partir das 10h até meados da noite, no Mercado Público Municipal, com enaltecimento da culinária (comidas típicas), apresentações e exposições culturais, concursos temáticos e oficinas, com o objetivo de promover e propagar a cultura japonesa entre os próprios descendentes e o público em geral. O Festival do Japão é realizado pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Lages (ACNBL), com apoio da prefeitura de Lages. Informações adicionais relacionadas ao 2º Festival do Japão em Lages podem ser consultadas nas postagens de perfil no Instagram – @nipodelages e por contato telefônico: 99910-7481. “Representação cultural e comportamental reverenciada e seguida em inúmeros países e milhões de pessoas no planeta, nada mais justo do que homenagear e festejar a cultural do Japão em solo lageano. Um povo tão querido e hospitaleiro não pode passar em branco. Nossa maneira de retribuir as contribuições para o Brasil. Estejam todos convidados para aproveitar o Festival”, sintetiza o prefeito Antonio Ceron.

No ano passado, em 20 de agosto, o 1º Festival do Japão em Lages contou com show de Taiko (tambor japonês); concurso de Lámen apimentado; apresentações de danças, a exemplo de Odori (dança tradicional); mostras de artes marciais, como demonstração de Kendo (arte marcial); demonstração de judô; Karaokê; concurso de Cosplay; oficinas de Origami (dobradura em papel) e Mangá (desenho), e música, com as bandas Ferípo e Harumakis. Promoção: Associação Cultural Nipo-Brasileira de Lages (ACNBL), com apoio da prefeitura de Lages.

Seis expositores de sucesso

Ao transcorrer do 2º Festival do Japão em Lages haverá a atuação de seis expositores no período de 11h às 19h, no Mercado Público Municipal: Japan Foods, Vinícola Hiragami, Sabores do Mundo, Sebo Marechal, Atomy Brasil Cosméticos e Tokyo Kombini.

As delícias orientais: Pastel, bolinho de Karê e Sushi, doces japoneses, GohanYakissobaGuiozaOniguiriLámen, Nikuman e Tempurá

A gastronomia do 2º Festival do Japão em Lages irá funcionar ao público das 11h às 19h, com oferecimento de prato típicos famosos e alguns nem tão conhecidos pela grande massa: Pastel, bolinho de Karê e Sushi, por Pastel da Serra; Sushi, por Kaibara Sushi; doces japoneses, Gohan e Karê, por AigashiYakissoba, pela Associação Cultural BrasilJapão (ACBJ) do Núcleo Celso Ramos, de Frei Rogério; Guioza e Oniguiri, por Shimadaiko, da Associação Cultural Nipo-Catarinense (ANC), e LámenNikuman e Tempurá, por Umai Japanese Cuisine.  

Oficinas de escrita em japonês, maquiagem para CosplayBonsai, OrigamiKitsukeKokedama e personagens de Mangá

As oficinas do 2º Festival do Japão em Lages estão previstas para início às 11h e, a última, às 16h30min. Todas as oficinas terão intervalos para rodízio ou descanso dos instrutores.

Roteiro:

Das 11h às 13h30min/16h30min às 17h30min – Escrita em japonês, com Tiaki Yamaguchi;

16h30min às 18h30min – Maquiagem para Cosplay, com Breno Makeup;

15h – Bonsai, com Floricultura Sequoia Plantas e Flores;

13h às 17h – Origami, com a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Lages (ACNBL);

14h às 17h30min – Kitsuke – Arte de vestir kimono, com Katia Mello;

14h às 16h – Kokedama – Arte das plantas sem vasos, com Andreza Ribeiro, e

14h30min às 17h30min – Personagens de Mangá, com Marlete Palhano

Inscrições para o Concurso de Cosplay de 2 a 17 de agosto

Abertas 30 vagas ao Concurso de Cosplay do 2º Festival do Japão em Lages, distribuídas em 20 para adultos e dez a crianças, nas seguintes categorias: Adulto – 12+, e infantil – a partir de cinco meses até 12 anos incompletos. O regulamento está acessível em perfil no Instagram@nipodelages.

As pessoas interessadas no Concurso de Cosplay do 2º Festival do Japão deverão respeitar o período de inscrições, estipulado de 2 a 17 de agosto. A participação é gratuita. As vagas para inscrições são limitadas.

As inscrições, a serem efetuadas de modo online em formulário em perfil no Instagram@nipodelages. Já em 19 de agosto, data do Festival, as inscrições poderão ser presenciais, das 11h às 13h.

A sutileza dos japoneses e descendentes, um espetáculo especial

Lages, uma das cidades com maior número de imigrantes japoneses de Santa Catarina, em 21 de julho de 2018 já recepcionou evento inédito reportado ao Japão, o 1º Lages Matsuri, o qual comemorou os 110 anos da imigração/colonização japonesa no Brasil com agenda desenvolvida no Parque Jonas Ramos (Tanque). Duração pela manhã e parte da noite, com promoção pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Lages (ACNBL) e prefeitura/Fundação Cultural de Lages (FCL).

Quiosques de gastronomia, com sushis e pastéis japoneses; shows artísticos ao ar livre, entre os quais, o grupo de Taiko, Sakura Daiko; exibições de artes marciais; apresentações de judô e karatê; demonstrações com espadas; dança, e música tradicional japonesa no Tanque. Oficinas de OrigamiBonsai e Mangá e exposição histórica na Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval Macedo. Apresentações de Taiko, instrumento de percussão, foi um ponto alto do evento, com o grupo Sakura Daiko (da colônia japonesa do Núcleo Celso Ramos, de Frei Rogério), juntamente ao Sakura Matsuri (Festa da Florada da Cerejeira).

Outra tradição celebrada foi escrever por Tanabata. Segundo a tradição, cada cor tem um significado. As pessoas escrevem um desejo e penduram no bambu. Depois, os bambus todos são queimados com os papéis e reza lenda que os pedidos são atendidos pelas estrelas.

A história da imigração japonesa começou em 18 de junho de 1908, quando aportou no Brasil, mais precisamente no Porto de Santos, o navio Kasato Maru, trazendo as primeiras 165 famílias vindas do Japão – 781 lavradores. Não são muitos os nikkeis (os descendentes de japoneses que nasceram fora do Japão) na cidade de Lages. Entre japoneses, descendentes de japoneses, esposas e filhos, aproximadamente 90 pessoas. Portanto, manifestações culturais japonesas são raras.

Agenda do 2º Festival do Japão em Lages – 19 de agosto

10h – Abertura oficial

11h – Taiko, com Shimadaiko, da Associação Cultural Nipo-Catarinense (ANC)

11h30min – Workshop de Taiko, com Shimadaiko, da Associação Cultural Nipo-Catarinense (ANC)

12h – Shamisen e Shakuhachi, com Massashi Murahara

13h – Concurso de Lámen apimentado

13h40min – Concurso de Cosplay

15h – Danças japonesas com a Associação Cultural Brasil-Japão (ACBJ) do Núcleo Celso Ramos, de Frei Rogério

15h20min – Taiko, com Sakura Daiko, da Associação Cultural Brasil-Japão (ACBJ) do Núcleo Celso Ramos, de Frei Rogério

15h45min – Workshop de Taiko, com Sakura Daiko, da Associação Cultural Brasil-Japão (ACBJ) do Núcleo Celso Ramos, de Frei Rogério

16h15min – Resultado do Concurso de Cosplay

16h30min – Apresentação da Academia de Karate-Do César Machado

17h – Bon Odori, com Ikiru Yorokobi, da Associação Cultural Nipo-Catarinense (ANC)

17h45min – Karaokê com músicas japonesas

18h – Shamisen e Shakuhachi, com Massashi Murahara

19h – Encerramento: Bon Odori, com a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Lages (ACNBL)

Texto: Daniele Mendes de Melo

Imagem bandeiras: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

quatro × quatro =