Abertura do 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano terá a presidente da Associação Mundial de Biogás (WBA)

Evento que tem a UCS entre seus realizadores começa nesta terça-feira, dia 16 e se estende até 18 de abril, em Chapecó (SC). Palestras, debates, espaço destinado a negócios e networking, premiações e visita a plantas de biogás na região compõem a programação nos três dias

Por Claudio Santos

Com mais de 700 inscritos, o 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado de 16 a 18 de abril, em Chapecó, Santa Catarina. A abertura oficial ocorre nesta terça-feira, dia 16, às 9h, com a presença da presidente da Associação Mundial de Biogás (WBA), Charlotte Morton. Charlotte desempenhou um papel fundamental na criação da entidade, em 2016, para promover o biogás em todo o mundo, e em 2022 recebeu o título de Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) devido ao seu trabalho na indústria de biogás.

Com uma programação que vai debater o panorama atual do biogás e suas perspectivas, o 6º Fórum reúne profissionais, empreendedores e pesquisadores envolvidos no ecossistema do biogás. Assuntos como descarbonização, inovações, desafios, modelos de negócios e mercado de trabalho estarão na pauta. O evento, com inscrições já encerradas, terá mais de 15 horas de atividades no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

Foco em tendências

Nesta sexta edição, o Fórum terá ambientes para conexões e troca de experiências, parcerias e negócios direcionados ao aproveitamento do biogás para aplicações energéticas (energia elétrica, térmica e biometano). Estão programados dois dias com dez painéis em diferentes eixos temáticos, sendo o primeiro “Descarbonização das cadeias de proteína animal”, no dia da abertura do evento, às 9h30min.

“Nada mais significativo para a região, e para o estado de Santa Catarina, do que falarmos sobre este tema e as conexões que têm com as cadeias do biogás”, afirma o coordenador do evento, Airton Kunz, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, uma das instituições realizadoras. A temática da descarbonização também estará presente no segundo dia, quando será apresentado o Hub de Descarbonização, pela Federação das Indústrias de SC (Fiesc), e cujo primeiro programa deve ser dedicado ao setor de proteína animal. Cerca de 60 profissionais que trabalham e pesquisam na área estarão compartilhando conhecimento. Cases de sucesso na produção de biogás fazem parte da programação, apresentados por 12 empresas e organizações.

O Fórum proporciona a aproximação de diferentes públicos com interesse na geração de biogás. Além dos painéis, ocorre a premiação Melhores do Biogás, Momento Startups de Biogás – de Olho no Futuro do Setor, Espaços de Negócios e Visitas Técnicas (leia abaixo). Também há espaço para eventos paralelos, no dia 15, véspera da abertura: o seminário “Tecnologias para destinação de animais mortos não-abatidos”, a cargo da Embrapa/Epagri; Reunião de Extensionistas (Emater RS, Epagri e IDR/PR) e Encontro de Mulheres do Biogás.

Saiba mais sobre a programação:
Prêmio Melhores do Biogás – No primeiro dia do Fórum, o setor vai reconhecer profissionais, organizações e plantas/unidades destaque, com a entrega da premiação Melhores do Biogás. É um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no Brasil ao longo de 2023.

Momento para startups – Quatro startups vão apresentar seus negócios no Momento Startups de Biogás – de Olho no Futuro do Setor que, nesta edição, conta com a parceria do Pollen, o Parque Científico e Tecnológico de Chapecó, da Unochapecó.

Espaço de Negócios – No Espaço de Negócios, durante os intervalos dos painéis do Fórum, nos dois dias de programação, mais de 50 marcas de empresas e organizações irão apresentar projetos, tecnologias, equipamentos, serviços e produtos desenvolvidos.

Três roteiros de visitas técnicas – O último dia do Fórum, 18 de abril, é reservado à realização de visitas a plantas de biogás. No Grupo Cetric, em Chapecó, os visitantes vão conhecer o aterro industrial com planta de geração de biogás para produção de energia elétrica e biometano, usado em veículos da frota própria. Na Embrapa, em Concórdia, serão apresentados a estrutura de pesquisa e laboratórios e a planta demonstrativa de produção de biometano. Ainda em Concórdia, os participantes vão conhecer a Granja Benelli, que mantém uma unidade de geração de energia elétrica a partir de biogás de dejetos de suínos em terminação. O terceiro roteiro será na Granja São Roque, em Videira, e na Leitaria Tirolesa, em Treze Tílias: na primeira, o foco são tecnologias empregadas para uso de biodigestores na produção de biogás e geração de energia elétrica e reuso da água, enquanto na segunda, a produção de biogás e energia a partir da bovinocultura leiteira.

Realização – O 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado por instituições representativas do setor nos três estados do Sul do Brasil: Embrapa Suínos e Aves (SC), Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás (PR), e Universidade de Caxias do Sul – UCS (RS). É organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Fonte: Comunicação UCS _ Fotos: Leandro Leite, Divulgação Cetric e Divulgação Granja São Roque

Empresa Cetric, em Chapecó, que integra roteiro de visitas técnicas do 6º Fórum, mantém aterro industrial com planta de geração de biogás para energia elétrica e de biometano para uso veicular em frota própria

Em Videira, na Granja São Roque, durante a visita será possível conhecer um conjunto de tecnologias para utilização de biodigestores na produção de biogás e geração de energia elétrica, recuperação de nutrientes e reuso de água

Leia também

Deixe um comentário

2 × two =