Acelerar o processo de organização da gestão e fomento do turismo na região da Coxilha Rica. Foi o objetivo de reunião na manhã desta quarta-feira (15), no ponto comercial mais antigo da localidade, o Bodegão. Organizado pelo Conserra e Amures em parceria com a equipe de consultoras do Sebrae, ficou definida a criação de um Grupo de Trabalho (GT), para tomada de decisões da Rota Rural da Coxilha Rica.
A proposta de adesão ao GT Rota Rural da Coxilha Rica vinculada ao Conselho de Turismo da Serra Catarinense, como foram concebidos o GT Cervejeiro e o GT de Eventos, foi unanimidade do grupo na reunião. A minuta da proposta será desenvolvida pelas consultoras do Sebrae, Márcia Godinho e Tânia Brizolla.
A reunião foi coordenada pela assessora de turismo da Amures Ana Vieira, que destacou a importância da mobilização do grupo em dar prioridade ao andamento nas ações que resultem na consolidação de uma marca própria. “Entregamos hoje, um Plano de Ações de Gestão e Promoção que a Rota Rural Coxilha Rica terá como metas. Contempla desde a formação do grupo gestor até a criação da marca e identidade visual”, citou Ana Vieira.
A consultora Márcia Godinho, lembrou que a gestão da rota turística ganhará amadurecimento dentro do Conserra e será importante a divisão de tarefas definidas no plano de trabalho. Uma das etapas do plano, será o teste da experiência, em que cada participante da rota visitará o equipamento do colega do grupo, como forma de fortalecer a cooperação da rede técnica.
A partir das decisões desta terça-feira, os integrantes da Rota Rural Coxilha Rica aguardam posicionamento do Conserra para adesão oficial do Grupo de Trabalho que terá objetivo implantar e operar a rota turística.
Texto e fotos: Oneris Lopes