Ações preventivas marcam o Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde

As mulheres foram agraciadas também com um mimo: um vasinho com temperos verdes, estes em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca. Foram distribuídos cem vasinhos decorados, com mudas provenientes de produção própria da Secretaria da Agricultura

Por Luiz Del Moura

Conhecido mundialmente como o mês de conscientização, com o objetivo de alertar o maior número possível de mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente de colo do útero, o Outubro Rosa é marcado por ações e campanhas em Lages. Unidades Básicas de Saúde (UBSs) se prepararam para receber as mulheres de uma forma especial nesta época.

Na UBS do bairro Várzea, a noite desta quinta-feira (14 de outubro) contou com várias atividades que atraíram mulheres das comunidades próximas. A unidade foi totalmente transformada com uma decoração alusiva ao Outubro Rosa e as salas, antes ambientes sóbrios onde aconteciam as consultas e procedimentos médicos, foram destinadas a atender as convidadas com atividades agradáveis e diferenciadas.

Foram realizadas dinâmicas e rodas de conversa sobre o tema, onde as mulheres puderam sanar suas dúvidas. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, segundo dados do Ministério da Saúde. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura, com índices de até mais de 90%, por isso da importância dos exames preventivos.

Também aconteceram momentos de embelezamento das participantes, mediante sorteio, como manicure e designe de sobrancelha, além de sessões de reiki, auriculoterapia e Práticas Integrativas e Complementares (Pic’s). Todas as atividades foram realizadas pelos próprios funcionários da unidade, que emprestaram os seus talentos e habilidades para conscientizar e elevar a autoestima das mulheres.

A primeira mulher a chegar à unidade foi Cristina dos Santos Vieira, uma jovem de 18 anos, moradora do bairro Universitário. “Excelente iniciativa. Com certeza vai incentivar as mulheres a buscarem informações sobre sua saúde e fazer os exames preventivos anualmente, que são tão importantes”, comenta.

Os exames preventivos são agendados e realizados ao longo do mês, no período noturno, facilitando a rotina das mulheres que trabalham fora. “A procura está grande e as ações muito positivas. Estávamos com uma demanda reprimida devido à pandemia, mas agora estamos colocando os exames em dia”, afirma Cristiane Ferreira Pinto, dentista na unidade e uma das organizadoras da ação.

100 vasos decorados com mudas de temperos

Ao final, as mulheres que participaram foram agraciadas com um coffe break e um vasinho com temperos verdes, estes em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca. Foram distribuídos cem vasinhos decorados, com mudas provenientes de produção própria da Secretaria da Agricultura, no horto do bairro Guarujá. “Este foi um mimo às mulheres neste mês especial, como forma de lembrá-las da importância de manter os cuidados com a saúde”, destaca o secretário municipal da Agricultura e Pesca, Thiago Cordeiro.

Texto: Aline Tives

Fotos: Toninho Vieira

Leia também

Deixe um comentário

13 − onze =