Além de usina solar, PJSC busca alternativas para reduzir a ‘pegada de carbono’

Por Luiz Del Moura

Contratações sustentáveis e consumo consciente são opções

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) está empenhado em reduzir sua “pegada de carbono” (medida das emissões de gases do efeito estufa), ao reconhecer que as mudanças climáticas são um dos principais impulsionadores da degradação dos solos, da seca e da desertificação. Em 2023, o PJSC firmou um convênio com a Celesc Geração S.A. para a utilização de uma usina fotovoltaica na cidade de Lages, na Serra Catarinense.

Essa iniciativa não apenas promove uma economia de 10% nos gastos com energia elétrica nos prédios da instituição, mas também demonstra o compromisso com a contratação sustentável de bens e materiais, bem como o consumo consciente e eficiente de energia elétrica e água encanada.

A utilização de energia elétrica gerada por fontes renováveis, como a usina fotovoltaica, é uma política institucional do PJSC alinhada às diretrizes estabelecidas pela Resolução CNJ n. 400/2021. Essa medida não só evidencia o compromisso do Poder Judiciário com a inovação tecnológica, mas ainda contribui para a redução das emissões de gases do efeito estufa.

Como consumidores, todos têm um papel a desempenhar na redução da pegada de carbono, tanto em casa quanto no trabalho. Pequenas mudanças nas rotinas diárias podem ter um impacto significativo no esforço coletivo para combater as mudanças climáticas.

Confira algumas dicas simples:

– Opte pelo transporte coletivo ou, se não puder, abasteça seu veículo com combustíveis não fósseis, como o etanol.

– Encaminhe os resíduos limpos à reciclagem e os orgânicos à compostagem.

– Utilize o modo de espera ou desligue o monitor do computador ao sair do posto de trabalho.

– Prefira consumir de comércios locais e conscientes.

– Reduza o uso de plásticos e de embalagens descartáveis.

– Aproveite a luz e a ventilação natural, evitando o uso excessivo de ar-condicionado.

– Plante árvores nativas no jardim de casa ou do condomínio.

– Lembre-se de desligar as luzes ao sair de ambientes.

O que é a pegada de carbono?

A pegada de carbono é uma medida das emissões de gases do efeito estufa associadas a uma atividade ou produto. Ela pode ser calculada por meio de um inventário de emissões. No site Ecological Footprint Calculator é possível conferir sua própria pegada de carbono e entender melhor seu impacto ambiental.

NCI/TJSC

Leia também

Deixe um comentário

2 × quatro =