Orientações com contadores sobre as destinações do Imposto de Renda (I.R.), ballet, orquestra e vacinação com o carro da saúde fizeram parte da programação
A programação contou com estandes do Núcleo de contadores da ACIL-Nucont, orientando sobre as destinações do Imposto de Renda (I.R.), a Secretaria de Indústria Comércio e Inovação realizou orientações sobre MEI, estandes com exposição dos projetos contemplados pelos Fundos fizeram apresentações e vacinação com o carro da saúde pela equipe da Secretaria de Saúde, o Sest/Senat e Uniplac também participaram. Apresentações artísticas também estiveram presentes, com ballet e orquestra da Alam, apresentação da Associação Serrana dos Deficientes Físicos (ASDF) e da Irmandade Nossa Senhora das Graças.
A prefeita Carmen Zanotto esteve na Praça João Costa e salientou sobre a importância do Leão Solidário. “A população pode mudar vidas, a destinação deste imposto devido é aplicada nestes projetos fantásticos que todos presenciaram aqui, crianças e idosos sendo atendidos de forma que merecem, de forma rápida e sem custo algum temos a oportunidade de mudar o destino de pessoas para melhor, o contribuinte será um transformador social, as apresentações de hoje nos orgulham de que os projetos estão no caminho certo”, comenta a prefeita.
A secretária de Assistência Social, Inês das Graças Salmória também reforça a importância da destinação dos recursos. “Nossa equipe técnica está trabalhando muito, visitando setores, tirando dúvidas, o contribuinte ou seu contador podem destinar esta verba, podendo transformar vidas, tendo a oportunidade de garantir mais inclusão e acesso às crianças e idosos”, comenta a secretária.
Como funciona o projeto Leão Solidário?
Consiste na destinação de até 3% do seu Imposto de Renda (I.R.) devido para cada fundo, sendo eles, o Fundo Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) e o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Após receber as doações, os dois Fundos, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e Conselho Municipal do Idoso (COMID), estabelecem, através de editais e projetos, as prioridades a serem executadas no ano de exercício, em benefício de crianças, adolescentes e pessoas idosas do município de Lages.
Como proceder na hora da destinação no sistema?
Você ou seu contador podem fazer a doação de forma rápida e muito simples, basta escolher a opção Município de Lages, no momento em que for preencher os dados no sistema de declaração do Imposto de Renda, a partir daí o programa digital faz todo o trabalho. Se há débitos em aberto, o programa gerador fará duas guias: uma do imposto a ser pago e outra guia referente à doação a ser deduzida do valor total do tributo a ser pago. Se tiver impostos a restituir, o programa gerador fará uma guia referente à doação, que deverá ser paga até o dia do vencimento da 1° cota ou em cota única. Valor esse, que será acrescido ao valor da restituição e será devolvido corrigido. Também há a opção de fazer a doação em qualquer mês do ano por depósito na conta do FIA.
Texto e fotos: Samuel Gonçalves