Assistência Social de Lages promoveu evento para população na Praça João Costa sobre Leão Solidário

Por Luiz Del Moura

Orientações com contadores sobre as destinações do Imposto de Renda (I.R.), ballet, orquestra e vacinação com o carro da saúde fizeram parte da programação

No sábado (10 de maio), no calçadão da Praça João Costa, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do setor de Fundos Especiais e Projetos Socioassistenciais (FEPS), Comissão para Captação de Recursos dos Fundos Especiais e a Secretaria Executiva destes Conselhos, em parceria com a Associação Comercial de Lages (ACIL), através do Núcleo do Contadores (Nucont), promoveu evento para população, apresentando a importância do Leão Solidário com o lema, sua doação pode mudar o futuro de muitas pessoas, ajude a transformar vidas, a Campanha de Captação aos destinadores do Imposto de Renda aos Fundos Especiais Campanha do Bem.A campanha tem o objetivo de sensibilizar, dar visibilidade e transparência à sociedade sobre a destinação do imposto de renda aos fundos municipais e também tem a finalidade de ampliar os recursos financeiros para beneficiar projetos sociais.

A programação contou com estandes do Núcleo de contadores da ACIL-Nucont, orientando sobre as destinações do Imposto de Renda (I.R.), a Secretaria de Indústria Comércio e Inovação realizou orientações sobre MEI, estandes com exposição dos projetos contemplados pelos Fundos fizeram apresentações e vacinação com o carro da saúde pela equipe da Secretaria de Saúde, o Sest/Senat e Uniplac também participaram. Apresentações artísticas também estiveram presentes, com ballet e orquestra da Alam, apresentação da Associação Serrana dos Deficientes Físicos (ASDF) e da Irmandade Nossa Senhora das Graças.

A prefeita Carmen Zanotto esteve na Praça João Costa e salientou sobre a importância do Leão Solidário. “A população pode mudar vidas, a destinação deste imposto devido é aplicada nestes projetos fantásticos que todos presenciaram aqui, crianças e idosos sendo atendidos de forma que merecem, de forma rápida e sem custo algum temos a oportunidade de mudar o destino de pessoas para melhor, o contribuinte será um transformador social, as apresentações de hoje nos orgulham de que os projetos estão no caminho certo”, comenta a prefeita.

A secretária de Assistência Social, Inês das Graças Salmória também reforça a importância da destinação dos recursos. “Nossa equipe técnica está trabalhando muito, visitando setores, tirando dúvidas, o contribuinte ou seu contador podem destinar esta verba, podendo transformar vidas, tendo a oportunidade de garantir mais inclusão e acesso às crianças e idosos”, comenta a secretária.

Como funciona o projeto Leão Solidário?

Consiste na destinação de até 3% do seu Imposto de Renda (I.R.) devido para cada fundo, sendo eles, o Fundo Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) e o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Após receber as doações, os dois Fundos, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e Conselho Municipal do Idoso (COMID), estabelecem, através de editais e projetos, as prioridades a serem executadas no ano de exercício, em benefício de crianças, adolescentes e pessoas idosas do município de Lages.

Como proceder na hora da destinação no sistema?

Você ou seu contador podem fazer a doação de forma rápida e muito simples, basta escolher a opção Município de Lages, no momento em que for preencher os dados no sistema de declaração do Imposto de Renda, a partir daí o programa digital faz todo o trabalho. Se há débitos em aberto, o programa gerador fará duas guias: uma do imposto a ser pago e outra guia referente à doação a ser deduzida do valor total do tributo a ser pago. Se tiver impostos a restituir, o programa gerador fará uma guia referente à doação, que deverá ser paga até o dia do vencimento da 1° cota ou em cota única. Valor esse, que será acrescido ao valor da restituição e será devolvido corrigido. Também há a opção de fazer a doação em qualquer mês do ano por depósito na conta do FIA.

Texto e fotos: Samuel Gonçalves

Leia também

Deixe um comentário

3 × cinco =