Dois atletas beneficiados pelo Bolsa Atleta, da Fundação Municipal de Esportes (FME) conquistaram vaga para a Gymnasiades, maior competição escolar do mundo, que garante aos classificados, o Mundial Escolar em maio na França. Gabriela Sell de 16 anos e Fabrício Cardoso de 17 são os representantes de Lages na Seleção Catarinense de Natação.
Os atletas viajam para Aracaju (SE) na próxima segunda-feira (28 de março) e retornam na quarta-feira (31). Gabriela disputará as provas de 200, 100 e 50 metros peito, enquanto Fabrício compete nas de 100 e 200 metros costas e 50 metros livre. Santa Catarina vai para o torneio com 24 nadadores, sendo 12 mulheres e 12 homens.
A competição
A Gymnasiades é a maior competição escolar do mundo e reúne estudantes entre 16 e 18 anos em seletivas nacionais. Este evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e serve como seletiva para formar a seleção Brasileira Escolar. A expectativa é que durante este mês, Aracaju receba mais de 3000 atletas, de oito modalidades, confira:
* Atletismo
* Ginástica Artística
* Ginástica rítmica
* Judô
* Tênis de mesa
* Wushu
* Natação
* Xadrez
A trajetória de Gabriela Sell
Gabriela começou a tomar gosto pela natação aos 10 anos, porém relata que não tinha talento e nem se destacava. “Foi bem difícil até chegar ao Gymnasiades, eu não me destacava, tinha bastante dificuldade, mas comecei a correr, fazer musculação, ter treinos específicos e consegui atingir meu objetivo. A Vanessa Moresco me ajudou bastante com a parte psicológica porque é muita pressão”, explica.
A nadadora descreve a influência do treinador e motivação na carreira. “Quando comecei treinar com o Marcel França, ele colocou o projeto para conseguir medalha no Brasileiro. Consegui primeiro do Estadual e ano passado garantir duas no Brasileiro e quero mais”, enfatiza.
Já o treinador relata a expectativa pela participação da atleta no torneio. “É um orgulho ter a Gabriela representando o município e a Seleção Catarinense nessa disputa. Vamos torcer pela Gabi para que ela faça uma boa competição, mesmo ainda com 16 anos”, comenta Marcel França.
A mãe de Gabriela, Beatriz Faust dos Santos, explica a persistência da filha até a competição. “Existe o atleta que tem aptidão e existe o que tem que ir atrás do objetivo. A Gabriela nunca foi uma atleta que teve o dom para natação, então teve que treinar muito. Hoje ela se destaca bastante, mas tudo devido ao esforço e treinos”.
Importância do Bolsa Atleta
Beatriz conta também a importância do programa de auxílio financeiro para a filha. “Esse ano conseguimos o Bolsa Atleta para ela, o programa ajuda bastaste por que os custos são muito altos”, explica.
Já Fabrício Cardoso ressalta o incentivo que o programa proporciona aos atletas. “Incentiva para que não parem de praticar o esporte, sabemos que o valor não cobre tudo, mas é necessária a ajuda que o Bolsa Atleta nos dá”.
O nadador iniciou na natação com apenas oito meses de idade e aos nove anos começou treinar com uma equipe. “Comecei nadar com oito meses e pretendo continuar até o resto da minha vida. Após entrar nas competições e competir com o pessoal de um nível maior, fui evoluindo cada vez mais”, conta.
Fabrício também comenta sobre a felicidade de participar do torneio. “Fiquei feliz, é uma experiência nova que vou ter. Vou nadar os 100 metros costas que é minha prova principal e tenho mais destaque, e os 200 metros costas que é a que tenho mais dificuldade. Os 50 metros livres não é minha prova principal, mas vai ser a de entrada provavelmente”, finaliza o atleta.
Texto: Lucia Chaves
Fotos: Divulgação