Balcão Cidadão promove ação em casa asilar para confecção de carteiras de identidade aos idosos

Por Luiz Del Moura

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Prefeitura de Lages, por meio do setor Balcão Cidadão promoveu nesta quinta-feira (15 de dezembro), ação no Lar Menino Deus. Por solicitação da diretoria da entidade, uma equipe esteve no local para confeccionar a nova carteira de identidade dos idosos que residem na Instituição de Longa Permanência.

“Prontamente atendemos esse pedido do Lar Menino Deus por entendermos que a documentação pessoal é de suma importância para esses idosos. Alguns estavam com o RG muito antigo ou rasgado e outros nem sequer tinham o documento e precisavam atualizá-lo para marcar consultas, renovar processos de recebimento de fraldas, receber benefícios sociais, entre outras situações”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Joinha. “Nossa equipe realizou inclusive a coleta das impressões digitais para dar mais comodidade aos idosos, sem que eles precisassem sair do local”, acrescenta.

A coordenadora do Lar Menino Deus, Ione Terezinha, explica que a Associação Beneficente Lar do Menino Deus é uma entidade sem fins lucrativos que atua em Lages desde 2001. “No local são atendidos atualmente 60 idosos com idades que variam entre 60 a 103 anos, de ambos os sexos” comenta.

A carteira de identidade não possui prazo de vencimento, no entanto, para ser aceita deve estar em perfeito estado de conservação. Em Santa Catarina, o número do documento passou a ser o mesmo do CPF.

 

Texto e Fotos: Flávio Fernandes

Leia também

Deixe um comentário

3 + dois =