Biblioteca da Udesc Lages doa mais de 300 quilos de alimentos arrecadados em multa solidária

Por Luiz Del Moura

A biblioteca do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, doou, nesta terça-feira, 8, 304 quilos de alimentos não perecíveis ao Instituto Casa Amarela, situado no bairro São Sebastião.

Os donativos foram arrecadados por meio da multa solidária, alternativa aplicada em caso de atraso na devolução dos livros pela comunidade acadêmica. Prevista no regulamento da BU, a multa solidária é uma forma de abono do afastamento que pode ser aplicada para usuários que se encontrem com materiais bibliográficos atrasados em até 30 dias.

A coordenadora da biblioteca, Marli Andreola, explica que os dias de atraso são abonados para os usuários perante a doação de alimento não perecível na seguinte proporção: para cada 10 dias de afastamento, é solicitada a doação de um quilo de produtos. “Estávamos com muitos livros em atraso e conseguimos recuperar mais da metade”, afirma ela.

Para a diretora de Ensino de Graduação da Udesc Lages, Josiane Cardoso, essa é uma forma da biblioteca contribuir com a sociedade e ressignificar um processo interno em benefício social. “É nosso papel, sempre que possível, ajudar a comunidade externa”, diz ela.

O Instituto Casa Amarela existe há10 anos e auxilia 314 famílias em situação de vulnerabilidade social.  Todas as manhãs, a entidade atende 86 crianças e adolescentes e realiza campanhas em datas comemorativas, como o Natal. Os alimentos recebidos serão usados no preparo de refeições e montagem de cestas básicas para doação.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

Leia também

Deixe um comentário

dois × dois =