Campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação para crianças e adolescentes é prorrogada

Por Luiz Del Moura

A campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação foi prorrogada e segue até o dia 30 de setembro em Lages. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacina abertas, Cresça Melhor e Centro de Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) para os pais e responsáveis levarem às crianças e adolescentes para se vacinar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Lages, Franciele Hoffer, os pais e responsáveis que não puderem levar os pequenos durante esse horário, possuem outras opções. “A UBS Coral e Promorar estarão atendendo das 17h às 19h e em todos os sábados até o dia 24, estaremos vacinando com a presença do Zé Gotinha no Espaço Cultural Aristiliano Ramos, no calçadão da Praça João Costa”, disse.

A iniciativa ocorre em todo o país, visando aumentar os números de vacinação considerados baixos. Em Lages, de 8.757 foram vacinados até o momento 3.397, representando 38,79% do público alvo.

Quem pode se vacinar?

Poderão receber a ‘gotinha’ contra a Poliomielite, crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Já a atualização dos imunizantes ocorre conforme calendário vacinal para adolescentes até 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

As vacinas previstas pelo calendário vacinal são: Febre amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), dT (difteria e tétano), Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY), HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18), Poliomielite, BCG (formas graves de tuberculose), Hepatite B, Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite b), Rotavírus (diarréia por rotavírus), Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos), Meningocócica C (doença meningocócica C), Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (difteria, tétano e coqueluche), Hepatite e Varicela (catapora).

Texto e foto: Natasha Monteiro/Comunicação Secretaria de Saúde de Lages

Leia também

Deixe um comentário

um × cinco =