Conferência debate a qualidade da saúde do trabalhador e da trabalhadora

Por Luiz Del Moura

Com a participação de trabalhadores, empregadores, gestores públicos, gestores municipais, Câmara de Vereadores, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil, iniciou na manhã dessa quinta-feira (03), no Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac, a etapa regional da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Ao menos 200 pessoas participam do evento que se estende até final da tarde.

Com o tema: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência acontece sob três eixos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora e por último, a Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.

O prefeito de Urubici, Leandro Corrêa, vice-presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde (Cisamures), representou os demais prefeitos da Serra Catarinense no evento. E destacou a importância da conferência para fortalecer as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde no ambiente de trabalho. “Daqui sairão as propostas para a conferência estadual e nacional. Daí a importância desse momento”, declarou Leandro Corrêa.

A secretária de Saúde de Lages, Suzana Zen, falou em nome da prefeita Carmen Zanotto e agradeceu a presença e as representações de entidades e sociedade civil. A conferência reúne representantes de diversos setores para debater e formular políticas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores. A primeira palestra do evento foi da servidora da Secretaria de Estado da Saúde, Maria de Fátima de Souza Rovaris, que explanou sobre “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.

Além dos debates, a conferência vai deliberar propostas e linhas de ação para fortalecer uma política pública que repercuta na efetivação do acesso à saúde no SUS. Bem como avaliar os impactos de longo prazo da pandemia de Covid-19.

Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação | Amures

Leia também

Deixe um comentário

cinco × 2 =