Quase 700 representantes da Assistência Social de Santa Catarina se reúnem de 7 a 9 de outubro, em São José, para a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social que acontecerá no Favorita Golden Hotel & Eventos. O evento é realizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/SC) em conjunto com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS).
“Nossa expectativa é que tenhamos os 295 municípios presentes com seus delegados. Estarão lá todos os segmentos governamentais e também da sociedade civil. Esperamos que as deliberações sejam próximas da realidade do nosso território, levando em consideração desde as questões climáticas até de violação de direitos para que cada vez mais o estado esteja fortalecido e consiga entregar para a população serviços que atendem as suas necessidades. Nesses dias serão tratadas as deliberações que vão para a etapa nacional para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social”, explica a diretora de Assistência Social da SAS, Gabriela Dornelles.
O tema da conferência será: “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”. Os participantes serão divididos em grupo e vão debater diversos assuntos como: universalização do Sistema Único de Assistência Social (Suas); aperfeiçoamento contínuo do Suas; integração de benefícios e serviços socioassistenciais; gestão democrática, informação no Suas e comunicação transparente.
Durante a conferência estadual serão eleitos os delegados que irão para a etapa nacional que ocorre de 6 a 9 de dezembro, em Brasília. Na capital eles vão apresentar as propostas elencadas por Santa Catarina. O objetivo é avaliar a Política Nacional de Assistência Social e propor diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Jornalista: Luciane Lemos – Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família