Servidores da Prefeitura de Lages recebem orientações técnicas da SC Gás

Por Luiz Del Moura

Técnicos da SC Gás, distribuidora de gás natural em Santa Catarina, estiveram reunidos, na quinta-feira (8 de setembro), no auditório do Mercado Público Municipal de Lages, com servidores públicos que atuam na secretaria municipal de Obras e na Defesa Civil do município. Na pauta orientações gerais sobre os devidos cuidados para não interferência na rede de distribuição implantada no subsolo de várias ruas, avenidas e em outras áreas públicas.

Participaram da reunião técnica (treinamento, orientações e explanação geral sobre o funcionamento da rede de distribuição de gás natural), cerca de 60 servidores públicos, dentre os quais o secretário municipal de Obras, João Alberto Duarte, e o secretário executivo da Defesa Civil, João Eduardo Pacheco.

Necessariamente nos casos de escavações ou perfurações do solo, para os inúmeros e variados tipos de obras realizadas pela Prefeitura de Lages, por exemplo, há que se fazer levantamento prévio das condições ambientais estruturais e topográficas do terreno em volta, para, justamente, evitar quaisquer interferências nas redes de serviços anteriormente instaladas nessas áreas.

“Desta forma, evita-se acidentes, pois a segurança do trabalho, aos servidores envolvidos nos trabalhos, está em primeiro lugar. Salienta-se que interferências na rede de gás natural pode provocar vazamentos e até explosões seguidas de incêndio, causando sérios transtornos relacionados ao fornecimento do gás, fonte de energia muito importante tanto para o comércio, indústria e para o consumo residencial”, alertou o técnico da SC Gás, Jaime Zavaleta Ganoza.

Ainda de acordo com explicações do técnico da distribuidora (empresa de economia mista), foi implantada em Lages “Sistema Estruturante” que funciona de forma independente do gasoduto que se estende desde Blumenau até Otacílio Costa. O sistema implantado em Lages é alimentado por cilindros de Gás Natural transportados em caminhões, e futuramente poderá ser interligado à essa rede.

Os técnicos e servidores foram devidamente orientados e treinados a tomarem todos os cuidados no que diz respeito as escavações que necessitem realizar de tal modo que não interfiram acidentalmente na rede distribuidora de gás natural. E em caso de ocorrências precisarão imediatamente comunicar a SC Gás através do telefone: 0800 48 5050. Em Lages existe um Posto Avançado da SC Gás, sendo que os atendimentos a eventuais ocorrências, bem como os devidos reparos serão feitos de imediato, como garantem os técnicos da empresa.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Toninho Vieira e Amarildo Volpato

Leia também

Deixe um comentário

15 − 2 =