Conferência Municipal de Saúde de Lages detalha assuntos que serão discutidos nas esferas da macrorregião e estadual

Por Luiz Del Moura

As propostas extraídas dos grupos de trabalhos serão encaminhadas para a Conferência Macrorregional, que se realizará em Campos Novos, nos dias 4 e 5 de abril. Posteriormente será realizada a conferência Estadual (nos dias 30 e 31 de mais e 1º de junho) e a 17ª Conferência Nacional em data ainda a ser definida.

Prossegue nesta terça-feira (14 de março) a 11ª Conferência Municipal de Saúde, iniciada ontem à noite, no auditório da CCJ da Uniplac, evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Lages, e o Conselho Municipal de Saúde.

Com o objetivo central de discutir os rumos da Saúde no território municipal, a conferência se desenvolve ao logo da manhã e tarde de terça-feira (14 de março) reunindo gestores, trabalhadores, prestadores de serviços na área de saúde, sendo aberta ao público em geral.

Hoje às 8h30 ocorreu a plenária de reabertura do evento, com a leitura e aprovação do regimento interno da 11ª Conferência, seguido do início dos trabalhos em grupo, prosseguindo também à tarde.

Trabalhos estes desenvolvidos em quatro temas centrais:

1 – O Brasil que temos. O Brasil que queremos.

2 – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.

3 – Garantir Direitos, defender o SUS, a vida e a democracia.

4 – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Garantia de Direitos

Segundo disse o secretário municipal de Saúde, Claiton Camargo de Souza, “as conferências de saúde são importantes espaços de participação popular para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como para reafirmar a importância da democracia e da Saúde como direito resguardado por lei”.

Claiton, acrescentou: “a sociedade vive grandes desafios na área da saúde, principalmente no pós-pandemia (período mais crítico), quando os grandes problemas da área da saúde se revelam de forma mais real. Por isso, é necessário entender estes desafios e solucionar os problemas com a garantia de direitos da população e acesso aos serviços como determina a Constituição Federal”.

O secretário concluiu que “ esse é o momento de avaliar a situação da Saúde, bem como elaborar propostas que atendam às necessidades de Saúde da população em consonância com os princípios do SUS”.

Propostas da Conferência:

As propostas extraídas dos grupos de trabalhos serão encaminhadas para a Conferência Macrorregional, que se realizará em Campos Novos, nos dias 4 e 5 de abril. Posteriormente será realizada a conferência Estadual (nos dias 30 e 31 de mais e 1º de junho) e a 17ª Conferência Nacional em data ainda a ser definida.

Programação de 14 de março:

8h – credenciamento e café da manhã

8h30min – Plenária de Abertura: Leitura e Aprovação do Regimento Interno da 11ª Conferência

9h – Início do Trabalho em Grupos

12h – Almoço

13h30min – Retorno dos trabalhos em grupos

14h30min – Encerramento trabalhos em grupos

14h40min – Plenária Final – Apresentação e homologação das propostas dos grupos

16h – Escolha dos delegados por segmento

16h30min – Coffee-Break de encerramento

 

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Toninho Vieira

Leia também

Deixe um comentário

oito + quatro =