Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes visita Criciúma e Lages para debater políticas públicas

Por Luiz Del Moura

O Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes (Cepa/SC) continua percorrendo municípios para incentivar a implementação de políticas públicas e promover igualdade racial de Santa Catarina. Nesta semana o órgão esteve em Criciúma, no Sul, e em Lages, na Serra catarinense.

Na visita em Criciúma, o Cepa foi representado pela conselheira Maria Aparecida, que integra a Comissão de Educação e também pela secretária executiva do Conselho, Jane Márcia dos Santos. Na cidade elas visitaram a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial (Copirc) e trocaram experiências sobre as demandas da cidade e sobre as possibilidades de parcerias futuras.

Nesta semana, a Comissão da Educação do Cepa, representado pela conselheira suplente Patrícia Maria Macedo Alves, também esteve em Lages para participar de uma reunião com o Conselho Municipal de igualdade Racial (Compir).

O encontro contou com a presidente do Conselho Municipal, Maria Odete da Costa, e representantes de várias instituições, governamentais e não governamentais como a Fundação Cultural de Lages, Secretaria Municipal de Educação, Saúde, Políticas para a Mulher, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Agricultura e Pesca, Pastoral Afro-Brasileira, Fórum de Mulheres do Mercosul, Movimento Negro de Lages (Obatalá), OAB,  Grupo de Escoteiros Heliodoro Muniz, Escola de Samba Princesa Isabel e Fundação Uniplac.

Na ocasião foi trazida a intenção do Cepa de articulação entre todos os conselhos municipais de igualdade racial, sendo problematizada pela Comissão de Educação, a necessidade de implementação da Lei nº10639/2003 e o papel do conselho na articulação de medidas que fortaleçam a efetivação dessa legislação nas escolas.

Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação).
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Leia também

Deixe um comentário

thirteen − 8 =