Revitalização do Tanque ficará pronta em outubro

Por Luiz Del Moura

Iniciadas no mês de fevereiro deste ano, as obras de revitalização do Parque Jonas Ramos (Tanque), ficarão prontas dentro de 90 dias, conforme prevê o edital de licitação pública. Os recursos investidos num montante de R$ 1.039.263,24, provenientes da União, cobrem os custos de reforma geral dos passeios públicos (calçadas) de todo o entorno do Tanque e da Biblioteca Pública Municipal, mais a reforma completa da quadra poliesportiva existente nesta histórica área pública de Lages.

Ainda faz parte do conjunto de obras de revitalização do Tanque, a demolição e reconstrução da casa dos banheiros públicos, custeado com recursos da municipalidade, no valor de R$ 142.730,18.

O Parque Jonas Ramos é um dos principais pontos turísticos, considerado o “marco zero” da história político-social e urbana de Lages. Em volta dessa área se instalaram os desbravadores portugueses que aqui chegaram para fundar a Vila de Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens, em 1766.

No antigo “Tanque” as mulheres da então “Vila” lavavam roupas, um lugar considerado seguro das investidas dos silvícolas que habitavam a região de Lages na época da colonização portuguesa.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho

Leia também

Deixe um comentário

13 + nove =