Iniciadas no mês de fevereiro deste ano, as obras de revitalização do Parque Jonas Ramos (Tanque), ficarão prontas dentro de 90 dias, conforme prevê o edital de licitação pública. Os recursos investidos num montante de R$ 1.039.263,24, provenientes da União, cobrem os custos de reforma geral dos passeios públicos (calçadas) de todo o entorno do Tanque e da Biblioteca Pública Municipal, mais a reforma completa da quadra poliesportiva existente nesta histórica área pública de Lages.
Ainda faz parte do conjunto de obras de revitalização do Tanque, a demolição e reconstrução da casa dos banheiros públicos, custeado com recursos da municipalidade, no valor de R$ 142.730,18.
O Parque Jonas Ramos é um dos principais pontos turísticos, considerado o “marco zero” da história político-social e urbana de Lages. Em volta dessa área se instalaram os desbravadores portugueses que aqui chegaram para fundar a Vila de Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens, em 1766.
No antigo “Tanque” as mulheres da então “Vila” lavavam roupas, um lugar considerado seguro das investidas dos silvícolas que habitavam a região de Lages na época da colonização portuguesa.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho