Semanalmente, a média de cirurgias é de 30 procedimentos. As mais incidentes e na liderança do ranking de procura por resolutividade são exerese de pele e seus anexos, como pintas (nevos), verrugas, cistos, lipoma, granulomas de corpo estranho, e pequenos tumores para análise laboratorial (câncer de pele)
A prefeitura de Lages, através da Secretaria da Saúde, mantém um convênio com o CIS Amures para esta finalidade. O Município cede servidores médicos e o restante dos trâmites fica por conta do Consórcio. A abrangência de cobertura da subdivisão Pequenas Cirurgias é de atendimento a pacientes residentes em Lages. São atendidas pessoas de todas as idades.
Pequenas cirurgias correspondem aos procedimentos cirúrgicos realizados em caráter ambulatorial, sob anestesia local. São incluídas, por exemplo, as lesões de pele benignas (pintas, verrugas, cistos, lipomas, etc.) e as malignas (tumores de pele).
As ocorrências atendidas pela seção “Pequenas Cirurgias” são exerese de nevos, verrugas, cistos, lóbulo de orelha bífido (rasgado), unha encravada, lipoma, granulomas de corpo estranho, pequenos tumores malignos (câncer de pele), pequenas cicatrizes alargadas ou retraídas e quelóides ou cicatrizes hipertróficas menores, entre outras. Média de cirurgias semanais é de 30 procedimentos. Mais incidentes e líderes no ranking de procura por resolução são exerese de pele e seus anexos, como pintas (nevos), verrugas, cistos, lipoma, granulomas de corpo estranho e pequenos tumores para análise laboratorial (câncer de pele). Exerese significa procedimento cirúrgico de remoção de uma lesão por meio do corte da pele ao redor desta lesão, permitindo sua retirada. Usada tanto para remoção de lesões benignas, quanto malignas.
Este setor de Pequenas Cirurgias no CIS Amures possui duas salas: A de Pequenas Cirurgias e a Sala de Observação. São quatro funcionários – Três médicos (a especialidade dos profissionais médicos é cirurgia geral) e um técnico de enfermagem.
José Ângelo Muniz – Médico cirurgião geral
Fabricio Amarante – Médico cirurgião geral
Pablo Knis – Médico cirurgião geral
Alminia Patricia Alencar – Técnica de enfermagem
Fluxo de atendimento de Pequenas Cirurgias
Passo a passo para o cidadão reivindicar e receber respaldo:
- O paciente passa por consulta médica na Unidade Básica de Saúde (UBS). Se necessário, é realizado o encaminhamento para atendimento especializado em pequenas cirurgias.
- Com o pedido médico em mãos, o paciente levará e apresentará este documento à Unidade Básica de Saúde (UBS) para que seja efetuado o cadastro desta solicitação no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).
- Após ser regulado pelo médico, será liberada a chave de confirmação deste pedido e agendados data e horário do procedimento.
- O técnico da UBS entrará em contato com o paciente, e lhe informará data, horário e endereço.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos ilustrativas: Toninho Vieira