Desassoreamento diminui impacto das enxurradas e enchentes

Por Luiz Del Moura

“Com a calha do Carahá e dos demais rios e riachos desassoreados, o escoamento das águas ocorre mais rápido e consequentemente o impacto junto às áreas ribeirinhas tende a diminuir” – coordenador da Defesa Civil, João Eduardo Pacheco

O desassoreamento do rio Carahá e de outros rios e riachos urbanos, embora ainda não concluído em sua total abrangência, já tem surtido efeito positivo, segundo demonstram os relatórios de monitoramentos da Defesa Civil Municipal.

O monitoramento regular da régua linimétrica, instalada na ponte de acesso ao bairro Caça e Tiro, tem demonstrado que passou de 3,75 metros para 4,75 o nível de elevação do rio, que serve de alerta para os alagamentos das áreas ribeirinhas. Ou seja, com o desassoreamento a calha do rio fica mais espaçosa, com maior capacidade de conter as fortes enxurradas, bem como as águas das enchentes.

“Com a calha do Carahá e dos demais rios e riachos desassoreados, o escoamento das águas ocorre mais rápido e consequentemente o impacto junto às áreas ribeirinhas tende a diminuir. Já em relação a uma enchente, um rio desassoreado absorve maior volume de água”, comenta o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Eduardo Pacheco (Sargento Pacheco).

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Toninho Vieira

Leia também

Deixe um comentário

quatro × 2 =