Durante o Outubro + Rosa, Ambulatório Viva Melhor garante atendimento prioritário de práticas integrativas a pacientes oncológicos em Lages

Por Luiz Del Moura

Terapias integrativas promovem acolhimento e fortalecem a recuperação com auriculoterapia, aromaterapia, meditação, reiki, acupuntura, massoterapia e outras práticas

Reforçando as ações voltadas ao mês de conscientização sobre a prevenção e o cuidado com o câncer de mama, a Prefeitura de Lages/Secretaria da Saúde, por intermédio do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) Viva Melhor, oferece atendimento prioritário a pacientes oncológicos que estão em tratamento quimioterápico ou hormonal.

A iniciativa busca garantir acolhimento ágil e integral, oferecendo apoio físico e emocional por meio de terapias complementares que auxiliam no enfrentamento dos efeitos do tratamento. Entre as práticas disponíveis estão auriculoterapia, aromaterapia, meditação, reiki, acupuntura e massoterapia.

As práticas integrativas não substituem os tratamentos convencionais, mas se tornam importantes aliadas no alívio dos sintomas e no fortalecimento emocional durante a recuperação. Para a secretária da Saúde, Susana Zen, esse cuidado ampliado é um compromisso assumido pela gestão. “Estamos trabalhando para garantir que cada pessoa em tratamento receba um atendimento mais humano e eficaz. Esse esforço nasce do olhar sensível da prefeita Carmen Zanotto, que tem priorizado ações voltadas à humanização da saúde. Nosso propósito é acolher com respeito, escuta e carinho, oferecendo tratamento com dignidade”, destaca.

O Ambulatório Viva Melhor também registra relatos positivos dos pacientes sobre a melhora na qualidade do sono, redução da ansiedade e sensação de acolhimento. “Recebi o diagnóstico de câncer aos 43 anos, em 2023. Passei por todo o tratamento e, hoje, faço massoterapia, ventosa, reiki e uso florais. Essas práticas me ajudam muito com as dores das complicações, além do ótimo atendimento que recebemos”, conta a paciente Tatiane Canani.

Marluzzi, 55 anos, de São Joaquim, também compartilha sua experiência. “Estava muito mal e aqui recebi conforto, aconchego e carinho. Com o tratamento consigo ter uma vida com mais qualidade”, comenta. Já Ana Elisabeth da Silva, paciente oncológico pela segunda vez, afirma que sai das sessões mais calma e com mais força para seguir em frente. “O carinho e a atenção que recebemos aqui fazem toda a diferença”, diz.

A ação fortalece o compromisso da rede municipal de saúde com o cuidado integral e complementar, colocando o paciente como protagonista do seu processo de recuperação — especialmente em um mês dedicado à valorização da vida e à importância do apoio durante a jornada contra o câncer.

Texto: Silvana Mateus

Fotos: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário