Programa Qualifica Melhor Lages, da Prefeitura, lança três cursos neste fim de ano e início de 2022

Por Luiz Del Moura

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, vinculada à Prefeitura de Lages, coordena o Banco do Emprego, a Sala do Empreendedor aos Microempreendedores Individuais (MEIs) e o Programa Qualifica Melhor Lages. O último oportuniza capacitação de mão de obra gratuitamente à população. Entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, serão três opções de profissionalização, 30 vagas para cada.

Ministrado voluntariamente pela empresa Eletelsul Eletricidade e Telecomunicação S/A, de São Miguel do Oeste, os cursos terão três instrutores ao todo. A Eletelsul firmou uma filial em Lages, bairro Coral, para atender a demanda de serviços prestados às Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e à CS Eletricidade e Telecomunicação Ltda., de Lages.

A reunião do treinamento de operação segura em motosserra, com total de oito horas/aula, está acontecendo nesta segunda-feira (20 de dezembro). No período de 17 a 19 de dezembro, com 24 horas/aula, houve o curso de operação de guindauto e cesto aéreo acoplado. Tanto um, quanto o outro, no Orion Parque.

De 10 de janeiro a 9 de fevereiro, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h30, no Orion Parque, será a vez do curso de eletricista em redes. Serão 340 horas/aula de um conjunto de conteúdos de segurança em instalações e serviços de eletricidade – Norma Regulamentadora (NR) 10 básico; segurança do Sistema Elétrico de Potência (SEP) – NR 10 Complementar; trabalho em altura e salvamento em estruturas elevadas (NR 35), e eletricista de distribuição de redes multitarefas. A elaboração e a revisão das Normas Regulamentadoras (NRs) são realizadas, atualmente, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, adotando-se o sistema tripartite paritário, preconizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), por intermédio de grupos e comissões compostos por representantes do governo, de empregadores e de trabalhadores.

Nas duas – operador de guindauto e eletricista em redes, empresas parceiras montaram uma rede didática e disponibilizaram os caminhões paras as instruções. O material de ensino foi fornecido as três habilitações.

Os requisitos para participação em todas estas áreas dos cursos do Qualifica Melhor Lages são possuir idade a partir de 18 anos e ter ensino fundamental. Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “C” (no mínimo) foi exigida previamente aos integrantes do aprendizado em operação de guindauto.

80% da turma empregados 

Com a conclusão dos cursos, serão contratados em torno de 80% das pessoas certificadas. Em sala, 90. A Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil (CGT Eletrosul) – controlada pela Eletrobras e ligada ao Ministério de Minas e Energia, sediada em Florianópolis, e a lageana CS Eletricidade e Telecomunicação Ltda., situada no bairro Conta Dinheiro, irão admitir 70 colaboradores diretamente, com atuação em 24 municípios da Serra Catarinense e de outras regiões do Estado. “Empreendimentos de alta envergadura nos ramais madeireiro, de matriz e transmissão energética e telecomunicações em cidades serranas. O Programa Qualifica Melhor Lages anda em velocidade adiantada aos planos corporativos, permanentemente na procura por preferências de cursos que elevem a autoestima dos moradores de Lages”, alega o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha).

Energia da equipe impulsionará novos alvos. “O ano de 2021 foi especial, cursos em segmentos diversificados e centenas de alunos contemplados e com cargos registrados em carteira de trabalho ou em regime temporário. Direitos trabalhistas e previdenciários garantidos, renda financeira dentro de casa, experiência adquirida, sonhos realizados. No ano que vem prosseguiremos as nossas parcerias com empresas, instituições e instrutores que dedicam seu conhecimento em favor do desenvolvimento de Lages”, ressalva o coordenador do Qualifica Melhor Lages, Marcelo Lima.

Informações podem ser solicitadas por telefone: 3224-0600/3224-0700. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo está instalada na rua Sebastião Furtado, nº: 81, Centro, a uma quadra da Policlínica Municipal, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Artes: Carlos Alberto Arruda Junior

Fotos: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

um × quatro =