Em evento inovador, Lages debate a visão de futuro para a cidade

Por Claudio Santos

“Qual é o seu futuro para Lages?” Esta foi a pergunta central que guiou o workshop “Visão de Futuro para a cidade de Lages”, realizado na última quarta-feira, 3 de julho, no Centro Serra em Lages. O evento, que reuniu 120 participantes, foi um marco no Plano de Aceleração Territorial, considerado essencial para definir a visão estratégica que guiará as próximas ações do plano.

A executiva do Fórum das Entidades, Raiane Macedo, destacou a importância da participação comunitária: “Este workshop é uma oportunidade para envolver as pessoas na definição dos próximos passos do desenvolvimento da nossa cidade e da Serra Catarinense. Queremos ouvir as ideias e contribuições de todos para construir um futuro melhor para o lugar onde moramos”.

O evento reuniu uma diversidade de participantes, desde jovens a idosos, todos contribuindo com suas perspectivas únicas para criar uma visão compartilhada do futuro. O executivo do programa Cidade Inovadora, Paulo Renato Ardenghi, ressaltou a importância desse processo colaborativo: “Hoje nos reunimos para que juntas essas pessoas comecem a construir a visão de futuro da cidade. Pessoas muito diferentes, com idades diferentes, vivências diferentes, representam setores diferentes, hoje emprestaram um pouquinho da sua sabedoria, do seu conhecimento, dos seus sonhos, para poder criar a visão de futuro.”

Durante o workshop, foram discutidos diversos temas que moldarão a Lages dos próximos dez anos. Entre os principais objetivos do Plano estão a melhoria da qualidade de vida, fomento ao empreendedorismo e a potencialização das oportunidades do território. “A gente vai condensar todos esses dados e estruturar uma visão de futuro para os próximos dez anos, explicou Ardenghi. Ele acrescentou que, após a definição dessas missões, será lançado o pacto pela inovação no dia 30 de julho, com o comprometimento de todas as instituições que queiram se pactuar para encontrar soluções concretas para os desafios identificados.

O coordenador do Fórum das Entidades Empresariais de Lages, Dr. Jefferson Rodrigo de Oliveira, comentou sobre a importância do envolvimento de diferentes setores na construção dessa visão: “É muito importante ter essa participação não só das entidades, mas também das academias, do legislativo e do executivo. É essa união de co-criação que nós precisamos.”

O próximo passo será organizar workshops específicos para cada um dos sete macrodesafios identificados, resultando em projetos estruturados que visam alcançar a visão de futuro delineada durante o evento. A co-criação e o engajamento comunitário são vistos como fundamentais para o sucesso desse plano, refletindo uma abordagem inovadora e participativa para o desenvolvimento de Lages.

Os participantes saíram do evento com um sentimento de otimismo e responsabilidade, prontos para transformar suas ideias e sonhos em ações concretas que beneficiarão toda a comunidade. A cidade de Lages está se preparando para um futuro promissor, impulsionado pela colaboração e pelo compromisso de todos os seus cidadãos.

O Plano de Aceleração Territorial é uma iniciativa do Fórum da Entidades de Lages e, conta com o patrocínio do CREA – SC/AEA e outros diversos patrocinadores e mantenedores.

Por Fórum das Entidades || Texto: Lizzi Borges || Fotos Karoline Kitabayashi

Leia também

Deixe um comentário

19 + seis =