Exposição no Museu Thiago de Castro celebra mulheres marcantes na história

Por Luiz Del Moura

Evento reverencia trajetórias e objetos de personalidades femininas lageanas

Em homenagem ao Mês da Mulher (março), o Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) promove uma exposição especial para resgatar a história de grandes mulheres de Lages. Com uma seleção de objetos pessoais e registros notáveis, a mostra exibe ao público a relevância destas personalidades na construção da identidade cultural e social do município.

Entre os destaques da exposição estão pertences de Wilma Machado Carrilho, primeira médica de Lages e a primeira catarinense inscrita no Conselho Regional de Medicina (CRM). Wilma foi responsável por trazer a Lages o Clube Soroptimista, tornando-se sua primeira presidente, além de ser cofundadora do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Domingas Bianchini, situada no bairro Sagrado Coração de Jesus, a primeira creche da cidade. Uma das peças centrais da exposição é um quadro do renomado artista Malinverni Filho, que retrata o início da carreira médica da doutora.

A mostra também apresenta o traje inspirado em Anita Garibaldi, utilizado por Salete Chiaradia, primeira lageana a conquistar o título de Miss Santa Catarina, em 1964. Outro elemento significativo é um retrato de Baselissa Alves de Brito, neta de Juca Antunes, com um papel histórico na doação de um dos sinos da Catedral Diocesana.

Diante do sucesso, a Fundação Cultural (FCL) decidiu prorrogar a exposição até sexta-feira (4 de abril). O Museu Histórico Thiago de Castro está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h45min e das 14h às 17h15min. A Prefeitura convida toda a população a prestigiar esta homenagem às mulheres colaboradoras a moldar a história de Lages e Serra Catarinense.

Texto e fotos: Rafael Araldi

Leia também

Deixe um comentário

5 × três =